Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO: ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A DIMENSÃO JURÍDICO/NORMATIVO DA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Antonio Ciro Neves do Nascimento, Ana Ester Maria Melo Moreira, Franck Ronyelle de Sousa Lima, Brenda Cordeiro Rodigues, Eugenia Brigitt Gadelha Figueiredo

Resumo


O presente trabalho objetiva compreender os desafios da atenção psicossocial e da política de saúde mental na cidade de Parnaíba-PI a partir da experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Redes de Atenção - PET Saúde Redes de Atenção, estudantes e preceptores que atuam na universidade, serviços de saúde, comunidade vivenciando a organização da rede de atenção psicossocial. Desta forma, este trabalho objetiva compreender a atenção a crack, álcool e outras drogas a partir da portaria 130/2012 que regulamenta o serviço do CAPS AD III, visando o entendimento do modelo atual. Sabe-se que a rede de atenção psicossocial é uma forma de organização da atenção à saúde, considerando a importância da criação de serviços substitutivos ao modelo hegemônico, a organização de um processo de trabalho com enfoque no território e abordagem na família. Desta forma, o trabalho se propõe a partir da vivência do PET Saúde Redes de Atenção no dispositivo CAPS AD III, compreender a política de saúde mental e a organização da rede de atenção psicossocial. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, entendendo como forma de produzir conhecimento a partir de uma dimensão ética e política. A análise dos dados é feita através da observação participante, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas.  Com a inserção dos estudantes e preceptores, pode-se observar uma ampla estrutura física no serviço, no entanto pouco aproveitada para atividades terapêuticas. Chama atenção o fluxo pela demanda espontânea, não existindo um trabalho de referência e contra referência, apenas a assistência social dando apoio, faltando articulação entre as redes de atenção. Percebe-se ainda que, basicamente, o tratamento do CAPS AD III em Parnaíba se baseia no uso de medicamentos, por vezes, os próprios usuários não sabem sua funcionalidade. Espera-se com este trabalho alcançar uma visão mais ampliada da política de saúde mental a partir da vivência no dispositivo. Desta forma, compreendemos que a atenção a usuário de crack, álcool e outras drogas em Parnaíba distante dos pressupostos da reforma psiquiátrica e da portaria que regulamenta o CAPS AD. Como efeitos desta vivencia compreendemos que o PET Saúde Redes de Atenção tem potencializado o dialogo dos estudantes e dos serviços de saúde acerca das questões em torno da reforma psiquiátrica como também potencializado um processo de problematizado o cotidiano das práticas nos serviços de saúde.

Palavras-chave


Reforma Psiquiátrica; PET SAÚDE; CAPS AD III

Referências


AMARANTE, P. Saúde Mental, Desinstitucionalização e novas estratégias de cuidado. In ESCOREL, S. LOBATO. L. V.C, NORONHA, J. C,CARVALHO,A.I (orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. Editora FIOCRUZ, 2008. p. 735-759.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 130, de 26 de janeiro de 2012

PAIM, J. S. and TEIXEIRA, Carmen Fontes. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte. Ver. Saúde Pública [online]. 2006, vol. 40, PP.73-78.

__________, J. S. Reforma Sanitária Brasileira: avanços, limites e perspectivas. Matta, Gustavo Corrêa (org.) Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. / organizado por Gustavo Corrêa Matta e Júlio César França Lima. – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2008.

___________, J.S. Modelos de Atenção à Saúde no Brasil. In GIOVANELLA, L. (orgs). Política e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.

___________, J.S. Movimento no campo social da saúde. In PAIM, J.S. Desafios para a Saúde Coletiva no século XXI. EDUFBA, 2006.

MONKEN, M. et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In BARCELLOS, C. Terrítório, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2008.

SILVA, Silvio Fernandes da. Organização de redes regionalizadoras e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil). Ciência saúde coletiva [online]. 2011, vol 16, n.6 pp 2753-2762.

VASCONCELOS, C. Sistema Único de Saúde In CAMPOS, G.W.S.C. Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2009.