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SAIR DO QUADRADO: METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇAS EM PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Caracterização do Problema: A partir da vivência como docente do curso de enfermagem em uma universidade pública baiana e despertada a partir do curso de Ativação de Processos de Mudanças na Formação de Profissionais de Saúde, promovido pela FIOCRUZ/UAB, identifiquei a predominância da concepção de educação bancária, centrada no professor, com metodologias tradicionais de ensino nos processos formativos de graduandos em enfermagem. Diante desta situação, deparamos com a seguinte questão: como ativar processos de mudanças no processo ensino - aprendizagem dos docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia? Este trabalho justifica-se no referencia teórico de Paulo Freire (2011), considerando que a prática docente crítica envolve o pensamento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer, além de considerar a importância da formação permanente dos professores na contínua reflexão crítica sobre a prática. Pressupõe-se que a tomada de consciência da ação pedagógica por parte do docente do ensino superior constitui um processo fundamental para a superação do paradigma da educação tradicional para a efetivação de uma educação emancipadora. Descrição da Experiência: relato decorrente do projeto de intervenção. Objetivo geral: ativar processos de mudanças no ensino - aprendizagem dos docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia e objetivos específicos, conhecer as metodologias de ensino-aprendizagem contidas nas ementas e no plano semestral dos componentes curriculares do curso e identificar metodologias de ensino. Foram estabelecidos “processo de intervenção na aldeia”, que constaram de três etapas: análise documental, denominada de “Procurando Agulha no Palheiro”; “Roda de Conversa: O que ocorrer” e “Oficina: Sair do Quadrado”. Em cada uma delas foram utilizadas ferramentas do planejamento: What (o que), Why (Por quê), Who (quem), Where (onde), When (quando) e How Much (quanto). Efeitos Alcançados: a partir do Reconhecimento da Aldeia e dos seus habitantes foi possível discutir novas propostas e incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. É necessário que sejam tomadas como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. Considerou-se que houve ativação do processo de mudanças no ensino aprendizagem dos docentes e espera-se possam tornar-se multiplicadores de mudanças, saindo de fato do “quadrado” que “de-forma”.
Palavras-chave
enfermagem; formação; educação
Referências
Chiavenato, Idalberto. Administração- Teoria, Processo e Prática. Rio de Janeiro: Campos, 2006
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011
Freire, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006
SCHÖN, D. A formação de profissionais reflexivos. Barcelona: Paidos, 1994.