Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAIR DO QUADRADO: METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇAS EM PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Silvana Lima Vieira, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Luciana Contrera Moreno

Resumo


Caracterização do Problema: A partir da vivência como docente do curso de enfermagem em uma universidade pública baiana e despertada a partir do curso de Ativação de Processos de Mudanças na Formação de Profissionais de Saúde, promovido pela FIOCRUZ/UAB, identifiquei a predominância da concepção de educação bancária, centrada no professor, com metodologias tradicionais de ensino nos processos formativos de graduandos em enfermagem. Diante desta situação, deparamos com a seguinte questão: como ativar processos de mudanças no processo ensino - aprendizagem dos docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia? Este trabalho justifica-se no referencia teórico de Paulo Freire (2011), considerando que a prática docente crítica envolve o pensamento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer, além de considerar a importância da formação permanente dos professores na contínua reflexão crítica sobre a prática. Pressupõe-se que a tomada de consciência da ação pedagógica por parte do docente do ensino superior constitui um processo fundamental para a superação do paradigma da educação tradicional para a efetivação de uma educação emancipadora. Descrição da Experiência: relato decorrente do projeto de intervenção. Objetivo geral: ativar processos de mudanças no ensino - aprendizagem dos docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia e objetivos específicos, conhecer as metodologias de ensino-aprendizagem contidas nas ementas e no plano semestral dos componentes curriculares do curso e identificar metodologias de ensino. Foram estabelecidos “processo de intervenção na aldeia”, que constaram de três etapas: análise documental, denominada de “Procurando Agulha no Palheiro”; “Roda de Conversa: O que ocorrer” e  “Oficina: Sair do Quadrado”. Em cada uma delas foram utilizadas ferramentas do planejamento: What (o que), Why (Por quê), Who (quem), Where (onde), When (quando) e How Much (quanto). Efeitos Alcançados: a partir do Reconhecimento da Aldeia e dos seus habitantes foi possível discutir novas propostas e incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. É necessário que sejam tomadas como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. Considerou-se que houve ativação do processo de mudanças no ensino aprendizagem dos docentes e espera-se possam tornar-se multiplicadores de mudanças, saindo de fato do “quadrado” que “de-forma”.

Palavras-chave


enfermagem; formação; educação

Referências


Chiavenato, Idalberto. Administração- Teoria, Processo e Prática. Rio de Janeiro: Campos, 2006

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011

Freire, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006

SCHÖN, D. A formação de profissionais reflexivos. Barcelona: Paidos, 1994.