Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: PROBLEMAS E FACILIDADES NA/DA ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS-DOCENTES
Silvana Lima Vieira, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Monique Santos Santana, Luciana Reis Pimentel, Thadeu Borges Souza Santos, Deybson Borba de Almeida

Resumo


Caracterização do Problema: Enfermeiras que atuam na docência no nível superior, não possuem formação inicial e/ou continuada para organizar e sistematizar as práticas educativas (PIMENTA,2002). Método: relato de experiência, com 05 enfermeiras, professoras de uma universidade pública da Bahia, mediados pela questão: quais os problemas e facilidades na/da sua atuação como docente no nível superior? Descrição da experiência: 4 encontros, com as seguintes temáticas: exposição das dificuldades, problemas e facilidades na/da atuação do enfermeiro-docente; análise dos planos de curso dos componentes curriculares; discussão de estratégias de enfrentamento de  dificuldades e problemas e compartilhamos as conquistas e facilidades. Resultados: falta de apoio quanto à capacitação docente, falta de capacitação prévia à didática, metodologia do ensino superior e pouco de aprofundamento em metodologias ativas de aprendizagem. Quanto aos problemas da/na formação discente foram apontadas a heterogeneidade, níveis de aprendizagem diferente; falta de habilidade para lidar com problemas psíquicos dos discentes e excesso de carga horária em sala de aula. Quanto às facilidades emergiu a vinculação com a Instituição e a satisfação pessoal em atuar na docência, possibilidade da continuidade do trabalho pelo vínculo efetivo; apoio da coordenação na proposição de seminários e encontros para discutir práticas pedagógicas e liberdade de atuação frente aos seus componentes curriculares. Da análise dos planos de curso, identificamos prevalência de metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem, pautadas no tecnicismo e avaliação teórica por meio de prova. Quanto a prática, verificou-se instrumentos de avaliação e acompanhamento incoerentes. Efeitos alcançados: Todos os professores relataram a necessidade de articulação entre a instituição de ensino e o serviço- campos de prática, além da aproximação com os preceptores. Acrescentou o fato de possibilitar reflexão sobre identidade profissional da enfermeira que atua na docência, necessidade de profissionalização continuada, como preconiza as diretrizes da educação (ROZENDO et al, 1999). Recomendações: Cumpre ressaltar a importância da articulação academia e serviço de modo que a realidade cultural e de trabalho dessas instâncias sejam compreendidas, explicitadas, e os saberes e práticas construídos no seu cotidiano (FREIRE, 2011). Além da implantação e implementação de um plano de profissionalização docente continuado.

Palavras-chave


enfermagem; formação; educação

Referências


PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, J.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev.latino Am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 15-23, abril 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.