Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM DO TEMA “ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL” NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jucyara da Silva Coelho, Roberta Rocha Férrer Pompeu

Resumo


O desenvolvimento de ações educativas para a saúde assume uma importante função no âmbito da promoção da saúde, sendo entendida como um fator essencial para a mudança de comportamentos necessários ao estabelecimento de estilos de vida mais saudáveis. Podemos entender como estilo de vida todos os comportamentos sobre os quais o indivíduo tem controle. Assim, o entendimento sobre hábitos saudáveis reforça a ideia de que os próprios sujeitos podem fazer mais pela sua saúde, do que qualquer sistema de saúde. O presente estudo relata a experiência de um trabalho desenvolvido por uma professora de Educação Física junto aos alunos do 9º ano de uma escola pública estadual do Piauí sobre a importância de um estilo de vida saudável. Tendo em vista, as relações que se estabelecem entre o tema transversal Saúde e a Educação Física e, a intenção de ampliar o olhar sobre a prática cotidiana e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão para a construção de novas formas de abordagem dos conteúdos. Objetivou-se com este trabalho propiciar aos alunos o conhecimento sobre “ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL” a partir da análise e comparação do seu próprio estilo de vida. Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos para responderem a um questionário baseado no Pentáculo do Bem Estar, de acordo com o estilo de vida de cada um. Foram levados em consideração os padrões de comportamento identificáveis, que são determinados pela relação entre as características pessoais, individuais, interacionais, socioeconômicas, ambientais, a prática de atividade física e aspectos nutricionais. Como resultado desta ação, observou-se que a maioria dos alunos participantes no decorrer da atividade não tinha o mínimo de conhecimento sobre a temática apresentada e que, a partir do momento que compararam seu estilo de vida com os parâmetros considerados saudáveis, puderam concluir que os seus resultados estavam muito abaixo de um padrão de estilo de vida saudável. Finalmente, o ponto alto desta experiência foram as apresentações dos alunos através de seminários mostrando o que eles haviam encontrado e aprendido mediante os resultados e as considerações que pontuaram para a prática de uma vida saudável.

Palavras-chave


Estilo de Vida. Educação Física. Hábitos Saudáveis