Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: UMA AÇÃO DO PACTO PELA VIDA NO ALTO DAS POMBAS E CALABAR EM SALVADOR/BA
Ivone Ribeiro Torres, Iracema Fernandes Cunha Santos, Aída Ramos Pereira, Giselle Alves da Silva Teixeira, Joelma Pinheiro Meira Barbosa, Renivaldo Freitas Santos

Resumo


Caracterização do problema: O Pacto Pela Vida é um programa de Estado criado pela Lei nº 12.357 de 26/09/2011 no âmbito do Sistema de Defesa Social, cujo objetivo principal é a promoção da paz social, através da redução dos índices de violência e promoção de ações de cidadania. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), envolvida com as ações do Pacto, oferece habilitação profissional para moradores das comunidades onde são implantadas as Bases Comunitárias de Segurança (BCS). Este trabalho relata a experiência de implantação do curso Técnico em Enfermagem nos bairros Alto das Pombas e Calabar em Salvador/BA. Descrição da experiência: Após implantação da BCS no Calabar, a EFTS iniciou o seguinte processo: identificação de lideranças e representantes da comunidade; realização de reuniões com estes atores para identificação dos anseios do grupo na área da formação profissional. A partir destes encontros emergiu o desejo pelo curso Técnico em Enfermagem. A seleção pública para ingresso no curso iniciou com o lançamento do Edital e culminou com a inscrição de 320 candidatos que atendiam aos critérios estabelecidos (maior de 18 anos e possuir ensino médio completo ou em curso). Foram aprovados 30 alunos: 15 do Alto das Pombas e 15 do Calabar. O curso foi oferecido no período de outubro/2011 a julho/2013, totalizando uma carga horária de 1800h (600h de prática) dividida em 03 módulos. As aulas práticas foram realizadas em unidades básicas de saúde, rede hospitalar, além de outros cenários de aprendizagem como museus, colégios e centros comunitários. A EFTS utiliza na formação profissional o Currículo Integrado por Competências e a metodologia da problematização, baseada nos estudos de Paulo Freire. Efeitos alcançados: O curso concretizou a habilitação profissional de 24 Técnicos em Enfermagem, tornando possível sua inclusão no mundo do trabalho. Foi também uma experiência inédita e rica para as docentes da EFTS que puderam trabalhar com a realidade e as condições de vida daquelas comunidades. O curso significou uma ação inclusiva que pode contribuir no sustento e na perspectiva de futuro desses profissionais e dos seus pares.