Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRADUAÇÃO
Lays Pinheiro de Medeiros, Cristina Katya Torres Teixeira Mendes, Marjorie Dantas Medeiros Melo, Bruno Araújo da Silva Dantas, Francisca Nazare Liberalino, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: Atividade Integrativa e Interdisciplinar em Saúde e Cidadania II (POTI), disciplina ofertada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza-se através de ações desenvolvidas nos cursos que integram atualmente a Estratégia Saúde da Família (Medicina, Enfermagem e Odontologia). Sendo um programa estruturante de educação e saúde, que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, se coloca como possibilidade de flexibilização dos currículos e integração dos Cursos da Área da Saúde da UFRN. Esse componente curricular tem como propósito fortalecer o desenvolvimento do pensamento coletivo, crítico e reflexivo dos estudantes, preceptores e tutores envolvidos no programa vivenciando a realidade social em diversas regiões do município Natal/RN. Descrição da experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência de discentes da disciplina POTI, no período de 06 de agosto a 14 de dezembro de 2013. Iniciamos as atividades com palestras acerca de temas pertinentes, como o Programa Mais Médicos e o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir disso iniciaram os encontros com o grupo multidisciplinar, o qual contava com 19 discentes dos 3 cursos supracitados, coordenados por duas tutoras, sendo estas uma professora de Enfermagem e uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde(UBS) do bairro Planalto. Durante o período de vigência da disciplina foram realizadas atividades de discussão de artigos sobre conceitos que permeavam a ESF, visitas domiciliárias, intervenções com o grupo de idosos buscando orientá-los acerca de hábitos saudáveis e qualidade de vida através de palestras, atividades recreativas e dinâmicas. Tivemos a oportunidade de observar o funcionamento das atividades realizadas pela ESF. E, por fim, foram produzidos banners informativos sobre a agenda das equipes e função da ESF afim de esclarecer a população. Efeitos alcançados: Os resultados alcançados durante essa experiência são de suma importância para os estudantes dos cursos da saúde, pois possibilita a vivência da real interdisciplinaridade proposta pela ESF durante a graduação, período caracterizado pela agregação de valores, os quais permearão na execução das atividades profissionais. Recomendações: O melhor enquadramento da disciplina na estrutura curricular possibilitaria um aproveitamento mais eficaz devido ao amadurecimento dos discentes ser favorável aos objetivos da disciplina.

Palavras-chave


Equipe Interdisciplinar de Saúde; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde

Referências


MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília; 2012. [acesso em: 05 de dezembro de 2013]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf