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A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRADUAÇÃO
Resumo
Caracterização do problema: Atividade Integrativa e Interdisciplinar em Saúde e Cidadania II (POTI), disciplina ofertada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza-se através de ações desenvolvidas nos cursos que integram atualmente a Estratégia Saúde da Família (Medicina, Enfermagem e Odontologia). Sendo um programa estruturante de educação e saúde, que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, se coloca como possibilidade de flexibilização dos currículos e integração dos Cursos da Área da Saúde da UFRN. Esse componente curricular tem como propósito fortalecer o desenvolvimento do pensamento coletivo, crítico e reflexivo dos estudantes, preceptores e tutores envolvidos no programa vivenciando a realidade social em diversas regiões do município Natal/RN. Descrição da experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência de discentes da disciplina POTI, no período de 06 de agosto a 14 de dezembro de 2013. Iniciamos as atividades com palestras acerca de temas pertinentes, como o Programa Mais Médicos e o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir disso iniciaram os encontros com o grupo multidisciplinar, o qual contava com 19 discentes dos 3 cursos supracitados, coordenados por duas tutoras, sendo estas uma professora de Enfermagem e uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde(UBS) do bairro Planalto. Durante o período de vigência da disciplina foram realizadas atividades de discussão de artigos sobre conceitos que permeavam a ESF, visitas domiciliárias, intervenções com o grupo de idosos buscando orientá-los acerca de hábitos saudáveis e qualidade de vida através de palestras, atividades recreativas e dinâmicas. Tivemos a oportunidade de observar o funcionamento das atividades realizadas pela ESF. E, por fim, foram produzidos banners informativos sobre a agenda das equipes e função da ESF afim de esclarecer a população. Efeitos alcançados: Os resultados alcançados durante essa experiência são de suma importância para os estudantes dos cursos da saúde, pois possibilita a vivência da real interdisciplinaridade proposta pela ESF durante a graduação, período caracterizado pela agregação de valores, os quais permearão na execução das atividades profissionais. Recomendações: O melhor enquadramento da disciplina na estrutura curricular possibilitaria um aproveitamento mais eficaz devido ao amadurecimento dos discentes ser favorável aos objetivos da disciplina.
Palavras-chave
Equipe Interdisciplinar de Saúde; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde
Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília; 2012. [acesso em: 05 de dezembro de 2013]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf