Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A CONTRIBUIÇÃO DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM OLHAR DE TRÊS ENFERMEIRAS RESIDENTES
Angela de Lima Silva Pujol, Letícia Aparecida D´amora, Tamara dos Santos Cavassana, Iere Silva Rodrigues

Resumo


O presente trabalho consiste no relato de experiência de três enfermeiras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da APS Santa Marcelina, realizado em Unidades Básicas de Saúde, na região Leste da cidade de São Paulo. Caracterização do problema: No âmbito das especializações latu sensu, a Residência mostra-se como uma possibilidade de ensino e formação diferenciada, principalmente por ir além das discussões teóricas, uma vez que é no cotidiano das práticas que surgem as grandes dúvidas e questionamentos sobre a atuação profissional. Objetivo: Este relato tem por objetivo divulgar essa modalidade de ensino e relatar a contribuição da atuação multiprofissional na formação do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. Descrição da experiência: Alocadas em três unidades Básicas de Saúde da Família com contextos territoriais distintos (Itaim Paulista e Guaianases) e dinâmica funcional dos processos de trabalho característica de cada unidade pudemos perceber, enquanto residentes desse Programa, que a atuação do enfermeiro em uma equipe multiprofissional capacita-o e qualifica-o para o trabalho na Atenção Primária à Saúde. Efeitos alcançados: A análise permitiu-nos concluir, segundo a nossa ótica, que a Enfermagem faz interface com os diversos núcleos de saberes contribuindo, deste modo, na construção e aperfeiçoamento do campo. E que a efetivação da interdisciplinaridade presente neste último ocorre de acordo com a disponibilidade dos profissionais envolvidos e da proximidade e familiaridade das categorias profissionais (núcleos) que estão se relacionando. Contudo, consideramos que o treinamento em serviço, como proposto pela Residência, possibilita uma formação mais crítica, com um olhar mais amplo para a saúde e uma maior compreensão dos processos de trabalho, tanto dentro da especificidade da enfermagem como dentro da multidisciplinaridade. Recomendações: Avalia-se necessária, como proposta de melhoria dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a ampla divulgação e sensibilização acerca dos papéis dos residentes nas Instituições e unidades acolhedoras, a fim de que cada eixo da tríade formação-trabalho-pesquisa seja igualmente desenvolvido.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional; Estratégia Saúde da Família; Interdisciplinar; Trabalho

Referências


COSTA, Elisa Maria Amorim; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família uma abordagem multidisciplinar. 2ª Rio de Janeiro: Rubio, 2009. 280 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. 1ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

AMESTOY et al. AS PERCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS ACERCA DA LIDERANÇA. Revista Gaucha De Enfermagem, Porto Alegre, 2009, p.617-624, 2009.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 219-230. ISSN 1413-8123.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa, CUNHA, Gustavo Tenório. MÉTODO PAIDÉIA PARA CO-GESTÃO DE COLETIVOS ORGANIZADOS PARA O TRABALHO. [online] ORG & DEMO, Marília, v.11, n.1, p. 31-46, jan./jun., 2010.