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A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Resumo
Caracterização: O Sistema Único de Saúde (SUS) considera a Estratégia Saúde da Família (ESF) fundamental na reorganização da atenção básica, a qual deve realizar ações coletivas e a reconstrução das práticas de saúde a partir da interdisciplinaridade e da gestão intersetorial. Nesse sentido, tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 com a missão de contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.¹ Descrição da Experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência de discentes da disciplina Atenção à Saúde Integral III, do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Campus Natal, durante o segundo semestre do ano 2013 e objetiva relatar a experiência do PSE durante o estágio em uma instituição educacional chamada “Lar Fabiano” localizada no Município Natal, bairro Felipe Camarão. Durante o estágio curricular nesse ambiente realizamos atividades educativas com grupos de duas faixas etárias, a primeira trava-se de uma dinâmica sobre relacionamentos (ficar, casar e namorar) com o intuito de abordar os aspectos acerca das responsabilidades em cada etapa. A segunda atividade foi realizada com adolescentes e versava sobre a violência nos diversos ambientes aos quais estamos inseridos, incluindo o lar, o ambiente de trabalho, o lazer e a comunidade local. Foram discutidos aspectos acerca dos tipos de violência e exposição de mídias, como vídeos e fotos para posterior discussão com o grupo. Efeitos Alcançados: Foram alcançados os objetivos pré-estabelecidos que eram discutir e orientá-los acerca das responsabilidades tanto no quesito sexual, quanto a violência, a qual aflige de maneira importante a comunidade. Por fim, o grupo pôde perceber a importância da relação entre a Escola e a Promoção à Saúde, a qual efetiva princípios do SUS e da ESF, como a acessibilidade, intersetorialidade, equidade, dentre outros. Recomendações: A PSE deve ser inserida em todas as comunidades, afim de firmar compromisso mútuo da Educação com a Saúde, formando crianças e adolescentes conscientes de suas responsabilidades com a saúde individual e coletiva.
Palavras-chave
Ação Intersetorial; Educação em saúde; Programas Nacionais de Saúde
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE : Programa Saúde na Escola : tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília; 2011. [acesso em: 10 de dezembro de 2013]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passo_a_passo_programa_saude_escola.pdf