Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Lays Pinheiro de Medeiros, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos, Marjorie Dantas Medeiros Melo, Bruno Araújo da Silva Dantas, Julia Gomes Fernandes Costa de Sant Anna, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização: O Sistema Único de Saúde (SUS) considera a Estratégia Saúde da Família (ESF) fundamental na reorganização da atenção básica, a qual deve realizar ações coletivas e a reconstrução das práticas de saúde a partir da interdisciplinaridade e da gestão intersetorial. Nesse sentido, tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 com a missão de contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.¹ Descrição da Experiência: Este estudo consiste em um relato de experiência de discentes da disciplina Atenção à Saúde Integral III, do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, Campus Natal, durante o segundo semestre do ano 2013 e objetiva relatar a experiência do PSE durante o estágio em uma instituição educacional chamada “Lar Fabiano” localizada no Município Natal, bairro Felipe Camarão. Durante o estágio curricular nesse ambiente realizamos atividades educativas com grupos de duas faixas etárias, a primeira trava-se de uma dinâmica sobre relacionamentos (ficar, casar e namorar) com o intuito de abordar os aspectos acerca das responsabilidades em cada etapa. A segunda atividade foi realizada com adolescentes e versava sobre a violência nos diversos ambientes aos quais estamos inseridos, incluindo o lar, o ambiente de trabalho, o lazer e a comunidade local. Foram discutidos aspectos acerca dos tipos de violência e exposição de mídias, como vídeos e fotos para posterior discussão com o grupo. Efeitos Alcançados: Foram alcançados os objetivos pré-estabelecidos que eram discutir e orientá-los acerca das responsabilidades tanto no quesito sexual, quanto a violência, a qual aflige de maneira importante a comunidade. Por fim, o grupo pôde perceber a importância da relação entre a Escola e a Promoção à Saúde, a qual efetiva princípios do SUS e da ESF, como a acessibilidade, intersetorialidade, equidade, dentre outros.  Recomendações: A PSE deve ser inserida em todas as comunidades, afim de firmar compromisso mútuo da Educação com a Saúde, formando crianças e adolescentes conscientes de suas responsabilidades com a saúde individual e coletiva.

Palavras-chave


Ação Intersetorial; Educação em saúde; Programas Nacionais de Saúde

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE : Programa Saúde na Escola : tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília; 2011. [acesso em: 10 de dezembro de 2013]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passo_a_passo_programa_saude_escola.pdf