Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERSETORIALIDADE DÁ CERTO!
Norma Aguiar Câmara, Sandra Regina Simões Lyra

Resumo


“Nossa que diferença!” A exclamação é espontânea e brilhante nos olhos do escolar que participou do Projeto “Ver e Viver”, quando recebeu o óculos. A Coordenadoria Geral de Sáude da Área de Planejamento 2.2 (CAP2.2) da Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro, foi convidada a participar deste projeto, através das parcerias: Centro Médico do Gremio Recreativo da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (GRES AS)/  Fundação Arcellor Mittal Brasil (AM). O Projeto tem como objetivo, contemplar com a entrega de óculos, escolares detectados com diminuição da acuidade visual, favorecendo o aprendizado, desempenho e permanência dos escolares na escola. A CAP 2.2, é responsável pelo acompanhamento dos escolares municipais de seu território, através do Programa de Saúde na Escola e na Creche (PSE). O GRES SA atua com profissionais voluntários e estabelece parcerias para desenvolver ações sociais e de saúde para a comunidade de seu entorno. Cumprindo sua responsabilidade social, a AM oferece projetos sociais aos seus parceiros na área de saúde. O projeto estabelecido nesta parceria, priorizou escolares do ensino fundamental da área. As competências de cada parceiro foram definidas na apresentação do projeto. A triagem: CAP 2.2; exame oftalmológico e confecção de óculos: AM; ação social para entrega dos óculos: GRES AS. Na triagem, realizada com a aplicação do Teste de Acuidade Visual (Escala Optométrica de Snellen), foram triados 600 escolares. Foram responsáveis nesta etapa, os profissionais do Centro Municipal de Saúde (CMS) localizado no território, acadêmicos bolsistas e supervisores que atuam junto à equipe multidisciplinar do PSE. Dos escolares triados, 176 escolares foram indicados à realizar o exame oftalmológico para confirmação do resultado do teste. O exame foi realizado por médica especialista utilizando equipamento e aparelhagem móvel. Após o exame e quando verificada a necessidade de correção com grau, a armação do óculos foi escolhida. Todos os exames foram realizados mediante autorização documental dos responsáveis. Após uma semana, os parceiros responsáveis pelo projeto se encontraram no Evento Ação Saúde Cidadania. A ação intersetorial resultou na entrega de 74 óculos, 12% dos inicialmente triados e 42% dos que realizaram o exame oftalmológico. Cada um dos participantes do projeto “Ver e Viver” sabem que através de seus esforços nesta realização, fizeram “Diferença” na vida dos escolares!.

Palavras-chave


intersetorialidade; projeto