Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO HIV NO CEARÁ DO ANO DE 2008 A 2011
Samara Pereira de Souza, Francisca Kamyla de Sousa Ribeiro, Sandra Ferreira Cordeiro, Luana Géssica Freires Martins, Nívea Fernades Furtado, Germanna Maria Lima Mendes, Rebeca Silveira Rocha

Resumo


Introdução: A epidemia causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, dentre outros fatores, do comportamento humano individual e coletivo. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) destaca-se entre as enfermidades infecciosas por sua magnitude e pela extensão dos danos causados às populações (BRITO, CASTILHO, SZWARCWALD, 2001). A infecção pelo HIV/Aids, vista a princípio como específica de indivíduos jovens e considerados de grupos de risco passou a atingir qualquer pessoa da sociedade, independente de sexo e idade, sendo a via de transmissão heterossexual uma importante característica na dinâmica da epidemia (LIMA, FREITAS, 2012). Objetivo: Identificar o número de internações hospitalares pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no estado do Ceará do ano de 2008 a 2011. Metodologia: Estudo do tipo epidemiológico descritivo, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foram utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS, disponíveis no site do DATASUS, no estado do Ceará, internados pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) de 2008-2011. Resultados: No estado do Ceará totalizou-se 5,045 internações hospitalares pelo HIV. Ocorre predominância das internações na faixa etária de 20 a 39 anos com 54,0% casos. A maioria das internações deu-se no sexo masculino com 72,0% dos casos. Os municípios que apresentaram as internações foram: Fortaleza, Cascavel, Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Caucaia e Brejo Santo. No ano de 2008 ocorreram 21,5% das internações, no ano de 2009 ocorreram 26,7% das internações, no ano de 2010 ocorreram 25,4% das internações e no ano de 2011 ocorreram 26,2% das internações. Conclusão: Ocorreu predominância de internações no ano de 2011. É notória a identificação crescente de internações do ano de 2008 a 2011 e a faixa etária de 20 a 39 anos sendo a mais atingida. A enfermagem como profissão preventiva e promotora de saúde deve atuar com o objetivo de minimizar as internações, atuando principalmente na Estratégia de ESF (ESF), na educação em saúde durante as consultas de enfermagem, colocando em destaque aqui a população masculina. São necessários estudos que avaliem a adesão desses pacientes quanto ao tratamento e ao comportamento sexual fora de risco, assim como a supervisão dos profissionais de saúde e campanhas no combate a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS). O Ceará, estado que irá sediar a copa da FIFA de 2014, necessita de ações para o controle de casos e comprometimento da equipe multiprofissional.

Palavras-chave


HIV, morbidade, enfermagem

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema único de Saúde (DATASUS), Brasília. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/niCE.def. Acesso em: 04 de Out/2013, 18:45.

BRITO, A.M; CASTILHO, E.A; SZWARCWALD, C.L. AIDS e infecção pelo HIV no Brasil: uma epidemia multifacetada. Rev Soc Bras Med Trop, v.34, n.2, p.207-17. 2001.

LIMA, T.C; FREITAS, M.I.P.  Comportamentos em saúde de uma população portadora do HIV/Aids. Rev. Bras. Enferm,  v.65, n.1, Jan./FeV. 2012.