Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Letícia Rocha Dutra, Izabela Rocha Dutra, Carliaine Aparecida Siqueira, Vinicius de Matos Freitas, Gabriela de Cássia Ribeiro, Paulo Afranio Sant'Anna
Resumo
Introdução: O ambiente escolar é um espaço socioeducativo e que oferece às crianças um ambiente sadio e lúdico. Apesar disso ele não está isento da ocorrência de acidentes e vários são os fatores de risco que torna a criança susceptível a pequenos traumas, exigindo cuidados que não podem ser subestimados. As situações mais comuns no ambiente escolar são as quedas, cortes, batidas na cabeça, mordidas e obstruções de vias aéreas. Nas escolas, encontram-se como promotores desses cuidados: os professores, supervisores em tempo integral desses estudantes. Porém, muitas vezes os mesmos não sabem como agir em situações que ponham em risco a vida e saúde dos alunos, e isso faz com que aumente a probabilidade destes conduzirem de forma inadequada qualquer assistência a criança. Afinal não existe na grade curricular atual dos cursos de licenciatura uma disciplina que ensine noções básicas de primeiros socorros. Objetivo: Desenvolver um projeto em que os docentes da rede pública de ensino de um município do Vale do Jequitinhonha/ MG sejam capacitados quanto às noções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar. Método: Pretende-se abordar todas as escolas da rede municipal. Dentre as ações destinadas aos professores, estão às aulas presenciais teóricas e práticas bem como simulações e realização de técnicas corretas dos procedimentos de Primeiros Socorros; aplicação de questionários semiestruturados abordando a prevalência dos acidentes na escola em que trabalham, levantamento das necessidades de capacitação, planejamento das ações de capacitação, avaliação dos conhecimentos antes e depois da capacitação além do nível de satisfação dos professores em participar do projeto. Resultados: Espera-se que com as ações promovidas nesse estudo os educadores se sintam mais seguros e capazes de atuarem em situações de emergência, realizando os primeiros socorros de maneira prática, enérgica e rápida destinado aos alunos que estiverem em situação de risco, objetivando evitar a sobrecarga dos serviços públicos de assistência a urgência/emergência, minimizar sequelas e evitar o óbito. Considerações finais: Acredita-se que o programa de treinamento de primeiros socorros é de grande relevância, pois um atendimento primário de qualidade tende a minimizar os possíveis agravos decorrentes de um acidente.
Palavras-chave
Primeiros Socorros; Escola; Educação em saúde
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