Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
II EVENTO MUSICAL DO CAPS II E CAPS AD: RELATO DE EXPERIÊNCIA PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE URUGUAIANA-RS
Diênice Beltran Silveira, Moroni Correa Oliveira, Carla Pereira Rios, Lais Rodrigues Monteiro, Lucas Nunes, Scheila Soares Oliveira, Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo


Nos centros de atenção psicossocial (CAPS) os usuários são assistidos em regime de atenção diária. O tratamento acontece por meio de atendimentos individuais e em grupos, bem como em oficinas terapêuticas, que buscam a inclusão social pelo desenvolvimento da cidadania1. Além das oficinas e outras atividades realizadas nos centros de atenção psicossocial, a efetividade no cuidado prestado dentro da saúde mental envolve, cada vez mais, a criação de novas estratégias na busca por uma prática assistencial mais humana. A musicoterapia pode ser vista como uma opção relevante dentro do processo de restabelecimento da saúde do paciente, pois além de interferir positivamente nos mecanismos bioquímicos pode auxiliar na melhora do bem-estar subjetivo do paciente, da sintomatologia e de seu nível funcional geral, por exemplo reduzir a ansiedade, trabalhar a sensibilidade, a expressão e a fantasia2. Busca-se descrever neste estudo um evento musical de dois CAPS (II e AD), por bolsistas PET Atenção Psicossocial (PET AP) da Universidade Federal do Pampa de Uruguaiana-RS. O relato de experiência refere-se ao II Evento Musical “Music Festival”, ocorrido no dia 04 de dezembro de 2013 no município de Uruguaiana-Rs. O “Music Festival” é referência em evento cultural, pois faz grande sucesso. Os usuários e outros participantes, além de se apresentarem para uma enorme plateia, concorrem a premiação, segundo avaliação da banca de jurados que julga com base nos quesitos segurança, desinibição, voz, presença de palco, entre outros. Os participantes se divertem, fazendo parte de uma grande festa, onde podem dançar, cantar, apreciar apresentações diversas de várias instituições. A oportunidade de acompanhar e participar de tal evento promovido pelos Centros de Atenção Psicossocial II e AD, reforça a imagem de que a saúde mental em geral, necessita não somente de profissionais especializados e/ou medicamentos, mas sim de inovações, estratégias consistentes que visem o bem estar de seus usuários, que aliem o processo de reabilitação com o lazer, ofertando espaços de entretenimento e interação com usuários, familiares, profissionais de diferentes serviços substitutivos, fortalecendo a rede de Atenção Psicossocial, incentivando várias outras instituições à iniciativas como esta.

Palavras-chave


Saúde Mental; Música; Enfermagem

Referências


  1. BRASIL, E G M; JORGE, M S B; COSTA, E C. Concepções de Usuários e Trabalhadores de um Caps da Ser-Iv, de Fortaleza-Ce, Acerca do Cuidado em Saúde Mental. Ciência Cuidado Saúde, Julho/Setembro, 2008.
  2. ZANELLO, V; SOUSA, G. Mais música, menos Haldol: uma experiência entre música, Phármakon e loucura. Mental, volume 7, número13. Barbacena, 2009.