Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Caroline da Silva Tonietto, José Carlos da Silva (carlos da Silva, Ana Paula Cerca, Patricia Ferras Araujo da Silva

Resumo


Apesar dos esforços do Ministério da Saúde no que diz respeito à gestão do conhecimento relacionado aos trabalhadores da saúde no SUS, existe um grande desafio em analisar o volume de dados e transformá‐los em informação útil aos diversos níveis de gestão na saúde. Isso se dá devido à difusão da informação e do conhecimento ocorrer de maneira globalizada e, portanto, com diversas origens. A partir das informações obtidas com a Plataforma de Recursos Humanos – Plataforma RH é possível reconhecer as necessidades de formação, permitindo o planejamento estratégico para a educação permanente dos profissionais da saúde. Nesse sentido, o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde - DEGERTS vem desenvolvendo uma plataforma inteligente que possa tratar esse grande volume de dados oriundo de um ambiente heterogêneo e distribuído, com o objetivo de instrumentalizar o gestor da saúde, utilizando um ambiente amigável e poderoso que possa gerar conhecimento que viabilize a tomada de decisão de forma mais eficiente. Esta plataforma será constituída por três grandes sistemas: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs): Objetivam estruturar e organizar o armazenamento dos dados relativos a um ou mais sistemas de informação; Ferramenta customizada de mineração de dados utilizando técnicas inteligentes: processamento em grande volume de dados, com o intuito de transformar os dados aparentemente desconexos em informações úteis ao usuário; Portal integrado de gestão do conhecimento: As informações serão apresentadas aos gestores na forma de gráficos e planilhas, permitindo, de forma intuitiva, que a informação possa ser subsídio útil à tomada de decisão ou à criação de políticas relacionadas aos recursos humanos na área da saúde.  A arquitetura da Plataforma RH congrega várias tecnologias com o intuito de prover um sistema de gestão da informação eficiente voltado à tomada de decisão estratégica na área de saúde, disponibilizadas em um portal Web. A partir da coleta e tratamento correto de dados podem-se levantar indicadores e estatísticas, constituindo uma base de estudos para subsidiar o planejamento de alocação de recursos, educação permanente focada na necessidade das unidades de saúde e tomada de decisão. Pretende-se fortalecer processos educativos que contribuam com a produção do conhecimento acerca dos Sistemas de Informação no campo da Gestão do Trabalho em Saúde.

Palavras-chave


Trabalho, Gestão do Trabalho, Sistema de Informação

Referências


DAL POZ, M.R.  Sistema de informação sobre recursos humanos como instrumento estratégico para alcanzar eficiência e democratização da gestão local de saúde. Eduación Médica y Salud, v.29, n.2, abr/jun 1995.

OLIVEIRA. Cássio & Da Silva. João Carlos.

Mineração de Dados: Conceitos. Tarefas. Métodos e ferramentas. Goiânia . Instituto de Informática da Universidade Federal do Goiás.

Disponível em http://www.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_001-09.pdf, acessado em 14.12.2013

OPS. Programa de Desarrolho de recursos humanos. Estúdio DELPHI:problemas presentes y futuros de los Recursos Humanos em Salud. Washington:OPS, 2002.