Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PADRÃO ALIMENTAR EM CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS
Lara Ribeiro Antunes, Roberta Cavalcante Muniz Lira, Monique Marie Brito Cortez Lima, Rafael Aires de Castro, Rita de Cássia Parente Prado

Resumo


Introdução: A alimentação saudável pode repercutir por toda a vida do indivíduo. A preocupação com hábitos alimentares saudáveis da criança deve surgir a partir da gestação. Segundo o IBGE, entre crianças e adolescentes brasileiros, identifica-se aumento do excesso de peso em ritmo acelerado; uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estavam acima do peso recomendado pela OMS. Objetivos: Investigar o tipo de alimentação consumida por crianças de seis a nove anos, estudantes de uma escola pública do município de Sobral. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, de caráter exploratório, realizado na Escola José da Mata e Silva, do município de Sobral, durante o mês de setembro de 2012, abrangendo um total de 16 crianças do primeiro ano, 26 do segundo ano, 30 do terceiro ano e 29 do quarto ano, todas com idades entre 6 a 9 anos. A coleta dos dados consistiu na apresentação da proposta da pesquisa e solicitação às crianças que desenhassem ou escrevessem quais os alimentos que elas consumiam nas principais refeições. Resultados: A análise dos dados deu-se por meio da contagem dos desenhos e escritos, indicando os percentuais das respostas. Foram respeitados os princípios éticos das pesquisas com seres humanos por meio da utilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na análise dos dados percebeu-se que no café da manhã, os alimentos mais consumidos são pão (50%) e café (37,5%). Entre as crianças mais novas, as frutas aparecem em 62,5% das respostas. No almoço, 87,5% usam arroz, 62,5% consomem feijão e macarrão, e que o consumo de alimentos proteicos como carne, frango e peixe chegou a 75% das respostas ou desenhos encontrados. 68,75% das respostas ou desenhos retratavam verduras como tomate, alface, cebola, batata, cenoura e beterraba. No jantar, a resposta mais prevalente, foi pizza, apresentado por 31,25%. Conclusão: Constatou-se que no jantar há uma maior diversidade de alimentos consumidos, não tendo uma prevalência maior de nenhum deles. Conclui-se que as crianças mais novas se alimentam com mais frutas e verduras e consomem menos refrigerantes.

Palavras-chave


Padrão alimentar; crianças; saúde

Referências


SILVA, Yonara Marisa Pinto da; COSTA, Rosely Galvão; RIBEIRO, Ricarso Laino. Obesidade Infantil: uma revisão bibliográfica. Saúde e Ambiente em Revista, Duque de Caxias, n.1, p.01-15, jan-jun 2008.

BOA-SORTE N, Neri LA, Leite ME, Brito SM, Meirelles AR, Luduvice FB, et al.Maternal perceptions and self-perception of the nutritional status among children and adolescents from private schools. J Pediatr (Rio J). 2007;83(4):349-356

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Etatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009 - Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Brasília, 2008-2009..

SUCUPIRA, Ana Cecília Silveira Lins et al. (Org.). Pediatria em Consultório. São Paulo: Sarvier, 2006.

MINISTÉRIO DA SAÚE (Org.). Caderno de atenção básica - obesidade. Brasília, 2006.