Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESCOLA GHC: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Quelen Tanize Alves da Silva, Marta Helena Fert

Resumo


Este relato consiste em uma análise descritiva da experiência do processo de implantação de um modelo de formação em saúde alternativo as formas hegemônicas de formação profissional centradas no conhecimento biomédico e que caracterizam pela ausência de diálogo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Educação Tecnológica em Saúde- Escola GHC/ Grupo Hospitalar Conceição, foi constituído em 2009 e tem como objetivo consolidar-se como instituição pública, democrática e popular de educação técnica, profissionalizante, de graduação e pós-graduação em saúde, articulando ensino, pesquisa e extensão; na perspectiva da educação permanente em saúde e da participação social, comprometida com a formação de cidadãos conscientes, com o desenvolvimento sustentável, solidário e com a implantação do SUS. Dentre as bases e fundamentos pedagógicos que servem de orientação para a organização dos processos formativos constam o Trabalho e a Educação Permanente, sendo este defendido como princípio educativo para a formação em saúde e aquele compreendido como prática de aprendizado e produção de conhecimentos gerados a partir do cotidiano dos serviços de saúde. Na busca de operacionalizar as diretrizes expressas em seu Projeto Político Pedagógico adotaram-se estratégias tais como: a constituição de um corpo docente por remanejo institucional com realocação de parte da carga horária de trabalhadores dos serviços de saúde para a docência em saúde. Essas estratégias políticos-operacionais permitem uma constante articulação entre ensino e serviço, uma vez que os docentes no processo de ensino- aprendizagem relacionam os conteúdos com as práticas e realidade dos serviços aos quais estão inseridos e problematizam nessa relação seus fazeres e processos de trabalho, inclusive a relevância e oportunidade dos conhecimentos necessários à formação. Descrever e analisar essa experiência possibilita a reflexão dos desafios atuais para a organização de processos formativos que integrem ensino e serviço e o desenvolvimento de profissionais de saúde que atuem de maneira a consolidar nosso sistema de saúde vigente, orientados pelos princípios e diretrizes do SUS.  .

Palavras-chave


Formação profissional; Educação; Saúde