Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A atenção a usuários de alcool e outras drogas e o debate das internações compulsórias
José Geraldo Soares Damico, Luiz Alberto dos Santos Ferreira

Resumo


O presente estudo traz a tona um debate recorrente no campo da saúde, mais especificamente o da saúde mental, que tem habitado com frequência também os noticiários jornalísticos, trata-se das questões relativas às internações compulsórias. O texto busca problematizar as diferentes teses sobre a internação compulsória presente especialmente na mídia brasileira, através de uma análise dos modos como a imprensa naturaliza e dramatiza determinadas situações, combinando e articulando tais análises com entrevistas a trabalhadores que atuam na política de saúde mental para usuários de alcool e outras drogas. O que se pode concluir é que se tem tratado do tema numa perspectiva mais moralizante do que sanitária, além do fato de algumas práticas poderem ser caracterizadas como um retrocesso a tudo que se construiu historicamente no cuidado a usuários de álcool e outras drogas.

Palavras-chave


Palavras-chaves: saúde mental; internações compulsórias; álcool e drogas.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. SVS/CN-DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas/Ministério da Saúde. 2.ed. rev. ampl.. Brasília 2004. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_de_ad.pdf. Acesso em: 13 mar de 2013.

 

_______, Lei Federal nº 9.610/98

Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306>Acesso em: 24 mar. 2012.

 

_______, Lei Federal nº 10.216/01

Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10216.htm> Acesso em 24 mar. 2012.

 

CARNEIRO, Henrique. Transformações do significado da palavra “droga”: das especiarias coloniais ao proibicionismo contemporâneo. In: Álcool e drogas na história do Brasil. Org.: Renato Pinto Venâncio e Henrique Carneiro. São Paulo: Alameda; Belo Horizonte: Editora PUCMinas, 2005.

 

FRAGA, Alex Branco. Exercício da Informação: Governodos Corpos no Mercado da Vida Ativa. Campinas: Autores Associados, 2006.

 

GASTALDO, Édson Luis. Interações sociais no espaço público: um estudo etnográfico em praças e parques. In; Org. Fraga, Alex Branco, Mazo, Janice Zarpellon, Stigger, Marco Paulo, Goeller, Silvana Vilodre. Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. 1ª ed. Porto Alegre: Gênese, 2009. Série Esporte, Lazer e Saúde.

 

LOURAU, René. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.

 

MERHY, Emerson Elias. Anormais do desejo: os novos não-humanos? Os sinais que vêm da vida cotidiana e da rua. 2012. Disponível em: <www.circonteudo.com.br/> Acesso em: 11 de jun. de 2012.

 

PAULON, Simone Mainiere. A ANÁLISE DE IMPLICAÇÃO COMO FERRAMENTA NA PESQUISA INTERVENÇÃO. Psicologia & Sociedade, set-dez 2005, vol. 17, n. 3, p. 18-25. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 04 de setembro 2012.

 

PÉLBART, Peter Pál. DA CLAUSURA DO FORA AO FORA DA CLAUSURA Loucura e Desrazão. 1ª ed. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1989.

 

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Ana Thorell; Revisão técnica Cláudio Damacena. 4ª edição. Porto Alegre: Pokman, 2010.