Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Cynthia Lima Sampaio, Ana Paula Oliveira Queiroz, Edmara Teixeira Oliveira, Heloisa Esteves Gurgel do Amaral, Maria Dalva Santos Alves, Maria Josefina da Silva

Resumo


No contexto da situação trabalhista atual, a Enfermagem, profissão formada por diversas categorias, enfrenta árdua carga de trabalho e está exposta a situações de risco, pois o trabalho acontece em condições precárias de recursos humanos e materiais, baixos salários, condições insalubres, dividido por tarefas e com extensas horas dedicadas ao trabalho, que, muitas vezes, não oferece condições apropriadas de descanso1. Estudar o tema é relevante para buscar estratégias de melhorar a saúde do trabalhador de enfermagem, e diminuir os riscos ocupacionais. Teve-se como objetivo: analisar as publicações sobre saúde-doença do trabalhador de enfermagem em dois periódicos nacionais. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. A busca foi realiza em dois periódicos nacionais de grande circulação, foi realizada busca em dois periódicos nacionais de grande circulação, a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem. Foram incluídos: artigos disponíveis no formato eletrônico, no período de 2003 a 2013, que abordassem a saúde-doença do trabalhador de enfermagem como assunto principal. Excluíram-se artigos nos quais os sujeitos eram outros profissionais da área da saúde e cartas ao editor. Na Revista Latino-Americana de Enfermagem, foram encontrados 56 artigos, sendo a maioria publicada nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente. A temática mais abordada foi estresse e Burnout, correspondendo a 30,36% do total. Na Revista Brasileira de Enfermagem, as publicações foram totalizadas em 25 artigos, sendo a maioria publicada em 2004 e 2006, a temática mais emergente foi a saúde ocupacional, correspondendo a 24% do total. Os artigos foram categorizados nas seguintes temáticas: absenteísmo, presenteísmo, acidente de trabalho, riscos biológico/químico/físico, assédio moral, sofrimento moral, distúrbios psíquicos, diabetes, distúrbios musculoesqueléticos, estresse/Burnout, qualidade de vida, satisfação/motivação, tabagismo, saúde ocupacional e violência. Diante do exposto, percebe-se que são muitos os processos patológicos presentes no cotidiano do trabalhador de enfermagem, envolvendo o comprometimento da saúde física e mental. Investigar esse tema é fundamental para que estratégias sejam desenvolvidas para a melhoria das condições de trabalho e saúde ocupacional desses indivíduos, melhorando a qualidade de vida. A segurança do paciente e a prestação de cuidados são influenciadas por esses fatores. Dessa forma, pacientes e profissionais serão beneficiados com intervenções apropriadas.

Palavras-chave


Enfermagem; Revisão; Saúde do trabalhador.

Referências



  1. Pai, D.; Schrank, G.; Pedro, E. N. R. O enfermeiro como ser sócio-político: refletindo a visibilidade da profissão do cuidado. Acta paul. enferm.. 2006 Mar; 19( 1): 82-87.   Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 ago.  2012.