Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Relato de experiência da disciplina de Aspectos Éticos na Educação, Saúde e Políticas Públicas junto ao Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Federal do Vale Jequitinhonha e Mucuri
Letí­cia Rocha Dutra, Karla Jaciara Vieira Damaceno, Haline Falcão de Ornelas, Érica Carvalho Furforo, Fernanda Helena Marques, Marta Luiza Dias, Thamar Kalil de Campos Alves

Resumo


Caracterização do problema: Pensa-se que, um dos desafios da sociedade seja a conduta ética na prática profissional. Muitas vezes, a contradição encontra-se quando a ética, definidora da conduta da práxis, está desvinculada ao conceito do profissional de saúde, capaz de promover  um trabalho integral que considere, exerça, os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, equidade, integralidade e universalidade. Isso pode ocorrer em função da relação de ensino e aprendizagem, desde os anos iniciais, não ter como foco a ética como temática, conceito fundamental para a construção de sujeitos críticos, solidários para uma sociedade mais empática. Supõe-se que na formação superior, disciplinas relacionadas a aspectos éticos são classificadas sem importância e/ou aplicabilidade no mundo do trabalho. Desdobrando em  profissionais que valorizam o aprimoramento técnico-científico, a obtenção de recursos financeiros em detrimento de políticas públicas solidárias e inclusivas. Acredita-se que o desenvolvimento de sujeitos autônomos está na formação educacional/profissional. Logo, esse trabalho propõe-se apresentar as discussões de conceitos, problemas relativos à ética no ensino em saúde, na prática do profissional da saúde, visando romper com perspectiva deontológica e legal que predominam nos códigos de ética profissional. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem interdisciplinar, transversal, de caráter descritivo realizado durante a disciplina de Aspectos Éticos na Educação, Saúde e Políticas Públicas junto ao Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Federal do Vale Jequitinhonha e Mucuri. Efeitos Alcançados: No decorrer dessa unidade curricular, temáticas tais como, saúde, ensino, ética, moral foram estudadas. Nessa disciplina, os discentes graduados em diferentes cursos da área de saúde e educação, por tralharem seus campos de atuação possibilitou reflexão, mudança da práxis. Recomendações: A disciplina Aspectos Éticos na Educação, Saúde e Políticas Públicas, viabilizou para que cada discente pudesse refletir sua prática em seu ambiente de trabalho, pensa-se que a reflexão da teoria da ética só tem possibilidade de realizar-se articulada às ações nos diversos contextos sociais. Pondera-se também sobre a importância de pensar, sentir e agir como se estivesse no mundo daqueles para qual presta-se nossos serviços, já que a personalidade humana só se faz humana na interação com outras pessoas.

Palavras-chave


Éticas; Educação

Referências


BRAIBANT G. Perspectivas internacionais no ensino da ética em saúde: entrevistas. Bioética9.[Online] 1996 [citado agosto 2006]; 4(1). Disponível em:URL:http://www.portalmedico.org.br/revista/ind1v4.htm.

COHEN, C; Segre, M. Definição de valores, moral, eticidade e ética. In Segre, M.; Cohen, C. Bioética 2ª ed. Ampliada. São Paulo: EDUSP, p.13-22, 1999.

CORRÊA, J. A. Da deontologia médica a Bioética. In: Petroianu, A. Ética, moral e deontologia médicas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan,2000.

CORREIA, F. A. A alteridade como critério fundamental e englobante da Bioética. [Tese]. Campinas: Departamento de Filosofia, UNICAMP, 1994: 22

GOMES, J.. O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro. Revista Bioética, Brasília, v.4, n.1, nov. 2009. Disponível em:http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/396. Acesso em: 28 Nov. 2013.

MARTIN, L. M. A Ética Médica diante do paciente terminal nos Códigos Brasileiros de Ética Médica. Editora Santuário, SP, 1993.

NEVES, Nedy Cerqueira.Ética para os futuros médicos: é possível ensinar? / Nedy Cerqueira Neves. –Brasília : Conselho Federal de Medicina, 2006.

REGO S.T.A, GOMES A.P., SIQUEIRA-BATISTA R. Bioética e humanização como temas  transversais na educação médica. Rev. Bras. Educ. Méd. 2008;32:482-91.

KOTTOW M. Introdución a la Bioética. Santiago: Universitária; 1995