Tamanho da fonte:
CRIANÇA 2000 E SEU INCENTIVO À ADESÃO AO AUTOEXAME DAS MAMAS NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Resumo
Caracterização do problema: O projeto criança 2000 é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o Serviço Social da Indústria - SESI/RN, tendo por objetivo prevenir, tratar e educar crianças, adolescentes e mulheres quanto às patologias pediátrica e ginecológica, sendo o meu trabalho voltado para a prevenção do câncer de mama, com enfoque ao autoexame das mamas; aprender a examinar a mama e realizar o autoexame é necessário para o autocuidado da mulher e deve fazer parte da sua rotina. Essa parceria tem como benefício o enriquecimento curricular dos alunos, contribuindo para sua formação profissional e cidadã, além das interações com a comunidade. Descrição da experiência: O estudo relata a experiência de uma graduanda de Enfermagem da UFRN, no período de julho a dezembro de 2012, nos municípios de São Miguel do Gostoso/RN e Macaíba/RN, com ações direcionadas ao controle de risco e agravos que repercutiram sobre a população de baixa renda. As atividades foram iniciadas considerando o perfil epidemiológico da região, analisando os riscos e agravos de cada grupo etário, bem como de cada município. Após a análise foram desenvolvidas palestras ao público alvo, consultas para a realização do autoexame e distribuição de material didático sobre o câncer de mama e suas vertentes na prevenção, cuidados e tratamento. Também foi realizada a elaboração de artigos e trabalhos sobre as experiências vividas e discussões com os próprios colegas sobre casos observados a partir do processo de ação-reflexão-ação. Efeitos alcançados: O projeto funcionou como um subsídio no processo de formação de futuros profissionais da saúde. No caso da enfermagem, foi possível desenvolver a aptidão para o atendimento de mulheres em risco de desenvolver câncer de mama, com as ações voltadas para prevenção e promoção e um resultado positivo de adesão ao autoexame. Ademais, acrescentou uma bagagem de saber indispensável para o aluno em relação à interdisciplinaridade e vivência com a comunidade. Recomendações: Como a enfermagem tem sua formação mais generalista, mais humana e mais voltada para a educação em saúde é necessária contribuir efetivamente para a melhoria nos números de autoexame e autocuidado das mulheres. Desta maneira, é necessário o uso de formas didáticas de transmissão de informações, pois assim o conhecimento e interesse da população atendida aumentam consideravelmente, como pode ser observado nesta experiência no projeto Criança 2000.
Palavras-chave
Neoplasia de mama, Enfermagem
Referências
- Fernandes AFC, Viana CDMR, Melo EM, Silva APS. Ações para detecção precoce do câncer de mama: um estudo sobre o comportamento de acadêmicas de enfermagem. Cienc Cuid Saude. 2007 abr/jun.; 6(2): 215-222.
- Blim CR, Pelloso SM, Carvalho MDB, Previdelli ITS. Diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero em mulheres do município de Guarapuava, PR, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(4): 940-946.