Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CRIANÇA 2000 E SEU INCENTIVO À ADESÃO AO AUTOEXAME DAS MAMAS NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Marjorie Dantas Medeiros Melo, Camylla Cavalcante Soares de Freitas, Bruno Araújo da Silva Dantas, Lays Pinheiro de Medeiros, Rhayssa de Oliveira e Araújo, Gilson Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: O projeto criança 2000 é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o Serviço Social da Indústria - SESI/RN, tendo por objetivo prevenir, tratar e educar crianças, adolescentes e mulheres quanto às patologias pediátrica e ginecológica, sendo o meu trabalho voltado para a prevenção do câncer de mama, com enfoque ao autoexame das mamas; aprender a examinar a mama e realizar o autoexame é necessário para o autocuidado da mulher e deve fazer parte da sua rotina. Essa parceria tem como benefício o enriquecimento curricular dos alunos, contribuindo para sua formação profissional e cidadã, além das interações com a comunidade. Descrição da experiência: O estudo relata a experiência de uma graduanda de Enfermagem da UFRN, no período de julho a dezembro de 2012, nos municípios de São Miguel do Gostoso/RN e Macaíba/RN, com ações direcionadas ao controle de risco e agravos que repercutiram sobre a população de baixa renda. As atividades foram iniciadas considerando o perfil epidemiológico da região, analisando os riscos e agravos de cada grupo etário, bem como de cada município. Após a análise foram desenvolvidas palestras ao público alvo, consultas para a realização do autoexame e distribuição de material didático sobre o câncer de mama e suas vertentes na prevenção, cuidados e tratamento. Também foi realizada a elaboração de artigos e trabalhos sobre as experiências vividas e discussões com os próprios colegas sobre casos observados a partir do processo de ação-reflexão-ação. Efeitos alcançados: O projeto funcionou como um subsídio no processo de formação de futuros profissionais da saúde. No caso da enfermagem, foi possível desenvolver a aptidão para o atendimento de mulheres em risco de desenvolver câncer de mama, com as ações voltadas para prevenção e promoção e um resultado positivo de adesão ao autoexame. Ademais, acrescentou uma bagagem de saber indispensável para o aluno em relação à interdisciplinaridade e vivência com a comunidade. Recomendações: Como a enfermagem tem sua formação mais generalista, mais humana e mais voltada para a educação em saúde é necessária contribuir efetivamente para a melhoria nos números de autoexame e autocuidado das mulheres. Desta maneira, é necessário o uso de formas didáticas de transmissão de informações, pois assim o conhecimento e interesse da população atendida aumentam consideravelmente, como pode ser observado nesta experiência no projeto Criança 2000.

Palavras-chave


Neoplasia de mama, Enfermagem

Referências


  1. Fernandes AFC, Viana CDMR, Melo EM, Silva APS. Ações para detecção precoce do câncer de mama: um estudo sobre o comportamento de acadêmicas de enfermagem. Cienc Cuid Saude. 2007 abr/jun.; 6(2): 215-222.
  2. Blim CR, Pelloso SM, Carvalho MDB, Previdelli ITS. Diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero em mulheres do município de Guarapuava, PR, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(4): 940-946.