Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SERVIÇOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PERNAMBUCO E BAHIA
Mário César Carneiro de Santana, Lidiane Abreu de Lacerda, Uememson Silva Soares, Mariana Nossa Aragão, Islândia Maria Carvalho de Souza

Resumo


Os serviços de Práticas integrativas e Complementares (PIC) estão em crescimento, sendo possível acompanhar sua expansão por meio do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). Nos últimos anos nota-se a inserção das PIC’s na saúde mental, pelo potencial de cuidado integral das PIC’s, pelo lugar de autonomia que o usuário ocupa e pelo estímulo ao autocuidado. Neste sentido, investigar como está sendo ofertado este serviço é fundamental para avaliação das políticas e planejamento das ações na área de Saúde Mental e PIC’s. Este trabalho tem como objetivo geral descrever os estabelecimentos de saúde que possuem os serviços de PIC’s e Atenção Psicossocial em Pernambuco (PE) e Bahia (BA). E objetivos específicos: caracterizar os estabelecimentos em PE e BA segundo tipo de estabelecimento e tipo de serviço em PIC’s; verificar a regionalização dos serviços de PIC’s em PE e BA e Identificar a correspondência entre os serviços de PIC’s e Atenção Psicossocial em PE e BA. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, realizado entre outubro e dezembro de 2013. O estudo foi realizado nos estados de PE e BA e utilizou-se dados secundários do CNES. A análise dos dados foi efetuada por meio das distribuições das frequências absolutas e relativas. Resultados: em PE, houve uma predominância dos estabelecimentos do tipo academia da saúde/da cidade com 27 (26%) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família com 21 (20%) estabelecimentos. Na BA, houve predomínio das Unidades de Saúde da Família (USF) 97 (56%) seguido às academias da saúde, 14 (8%). Tanto na BA quanto em PE, em relação aos tipos de serviços em PIC’s, predomina as práticas corporais/atividade física, seguido da acupuntura, e há concentração dos estabelecimentos na região metropolitana. Em PE, 8 (8%) estabelecimentos realizam simultaneamente serviço de Atenção Psicossocial e PIC’s, na BA são 18 (10%), dos quais 6 são Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Considerações: os serviços de PIC’s, em PE e na BA, apresentam-se distribuídos por todo território, porém com concentração na região metropolitana e ofertam, em sua maioria, práticas corporais/atividade física na academia da cidade/da saúde e nas USF. Na BA, houve correspondência de oferta em PIC’s em 6 CAPS, evidenciando um protagonismo deste estado da inserção das PIC’s no cuidado ao individuo portador de transtorno mental e usuário de álcool e outras drogas.

Palavras-chave


Gestão; Práticas integrativas e Complementares; saúde mental;

Referências


Braga, LC; Carvalho, LR; Binder, MCP. Condições de trabalho e transtornos mentais comuns em trabalhadores da rede básica de saúde de Botucatu (SP). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, 2011.

Fortes, S; VILLANO, LAB; LOPES, CS. Nosological profile and prevalence of common mental disorders of patients seen at the Family Health Program (FHP) units in Petrópolis, Rio de Janeiro. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, n. 1, Mar. 2008 .

Ludermir AB, Melo Filho DA. Condições de vida e estrutura ocupacional associadas a transtornos mentais comuns. Rev Saude Publica. 2002; 36(2): 213-21.

Luz MT. Novos Saberes e Práticas em Saúde Coletiva: Estudos Sobre Racionalidades Médicas e Atividades Corporais. São Paulo: Hucitec; 2007.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS-PNPIC. Brasília: 2006

Organización Mundial de la Salud (OMS). Estrategia de la OMS sobre medicina tradicional 2002-2005. Genebra: 2002.

Sousa IMC, Bodstein RCA, Tesser CD, Santos FAZ, Hortale VA. Práticas integrativas e complementares: oferta e produção de atendimentos no SUS e em municípios selecionados. Cad Saúde Públ. 2012; 28(11): 2143-54.

Sousa, IMC. Medicinas tradicionais alternativas e complementares e sua estruturação na atenção primária: uma reflexão sobre o cuidado e sua avaliação. Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.

Tesser CD, Sousa IMC. Atenção primária, atenção psicossocial, práticas integrativas e complementares e suas afinidades eletivas. Saúde Soc. 2012; 21 (2): 336-50.