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PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Resumo
Introdução: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade filantrópica que juntamente com toda a comunidade se une para prevenir, tratar, promover o bem estar e o desenvolvimento da pessoa com deficiência, não levando em consideração a faixa etária. Esta instituição conta com diversos educadores que a partir do relacionamento no dia-a-dia com os alunos, os aspectos afetivos e emocionais dos mesmos e a dinâmica das manifestações na sala de aula, facilitam a organização educacional do docente, propiciando maiores interações entre o aluno e professor. Sabe-se que o professor não tem a função exclusiva de transmitir conhecimentos, mas também criar e estimular o ambiente educativo, ouvir o aluno e dar-lhe atenção para que ele possa expressar-se e expor suas opiniões, auxiliar na promoção do autocuidado, modificando o ambiente para aprendizagem e gerar comportamentos mais independentes e consequentemente estabelecer um vínculo de afetividade. Objetivo: Promover o autocuidado aos portadores de necessidades especiais atendidos pela APAE. Método: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, direcionado aos professores da APAE de um município do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Esses educadores foram submetidos a um questionário semiestruturado que abordou o diagnóstico das principais necessidades de atuação em relação ao autocuidado dos portadores de necessidades especiais; as dificuldades encontradas pelos alunos na realização do autocuidado e a exposição de temas que os educadores consideram adequados para serem abordados com os alunos em oficinas educativas. Resultados: Metade dos educadores consideram seus alunos totalmente dependentes nas atividades do autocuidado. As principais temáticas apontadas pelos professores foram higiene bucal e corporal, boas maneiras, convivência, sexualidade, primeiros socorros e alimentação. Conclusão: Este trabalho pode contribuir para a aquisição da autonomia dos portadores de necessidades especiais principalmente na prática do autocuidado. Ademais, assistir educadores na área de reabilitação é fundamental já que os mesmos exercem um papel importante na prevenção de agravos à saúde e na promoção do autocuidados dos alunos destas instituições, permitindo melhor qualidade de vida destes indivíduos.
Palavras-chave
Autocuidado; Deficiência
Referências
BULGRAEN,Vanessa.O papel do professor e sua mediação nos processos de
OLIVEIRA,Silvia Suely.A importância do psicopedagogo frente as dificuldades de aprendizagem, Novembro- 2006.
SANTOS,Júlio Cesar Furtado.O papel do professor na promoção da aprendizagem