Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Mariana Xavier de Souza, Letícia Rocha Dutra, Joanito Niquini Rosa Junior, Mariana Roberta Lopes Simões, Antônio Moacir de Jesus Lima, Izabela Rocha Dutra

Resumo


Introdução: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade filantrópica que juntamente com toda a comunidade se une para prevenir, tratar, promover o bem estar e o desenvolvimento da pessoa com deficiência, não levando em consideração a faixa etária. Esta instituição conta com diversos educadores que a partir do relacionamento no dia-a-dia com os alunos, os aspectos afetivos e emocionais dos mesmos e a dinâmica das manifestações na sala de aula, facilitam a organização educacional do docente, propiciando maiores interações entre o aluno e professor. Sabe-se que o professor não tem a função exclusiva de transmitir conhecimentos, mas também criar e estimular o ambiente educativo, ouvir o aluno e dar-lhe atenção para que ele possa expressar-se e expor suas opiniões, auxiliar na promoção do autocuidado, modificando o ambiente para aprendizagem e gerar comportamentos mais independentes e consequentemente estabelecer um vínculo de afetividade. Objetivo: Promover o autocuidado aos portadores de necessidades especiais atendidos pela APAE. Método: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, direcionado aos professores da APAE de um município do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Esses educadores foram submetidos a um questionário semiestruturado que abordou o diagnóstico das principais necessidades de atuação em relação ao autocuidado dos portadores de necessidades especiais; as dificuldades encontradas pelos alunos na realização do autocuidado e a exposição de temas que os educadores consideram adequados para serem abordados com os alunos em oficinas educativas. Resultados: Metade dos educadores consideram seus alunos totalmente dependentes nas atividades do autocuidado. As principais temáticas apontadas pelos professores foram higiene bucal e corporal, boas maneiras, convivência, sexualidade, primeiros socorros e alimentação. Conclusão: Este trabalho pode contribuir para a aquisição da autonomia dos portadores de necessidades especiais principalmente na prática do autocuidado. Ademais, assistir educadores na área de reabilitação é fundamental já que os mesmos exercem um papel importante na prevenção de agravos à saúde e na promoção do autocuidados dos alunos destas instituições, permitindo melhor qualidade de vida destes indivíduos.

Palavras-chave


Autocuidado; Deficiência

Referências


BULGRAEN,Vanessa.O papel do professor  e sua mediação nos processos de

OLIVEIRA,Silvia Suely.A importância do psicopedagogo frente as dificuldades de aprendizagem, Novembro- 2006.

SANTOS,Júlio Cesar Furtado.O papel do professor na promoção da aprendizagem