Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SINDROME DE BURNOUT EM PROFESORES DO ENSINO SUPERIOR
Raquel Figueiredo Barretto

Resumo


Nos dias de hoje, a função docente deixou de ser apenas cuidar do processo de conhecimento do aluno. Nos últimos anos, o número de pesquisas que relacionam atividade docente e sofrimento profissional vem crescendo bastante (GASPARINI, BARRETO, ASSUNCAO, 2005). A síndrome de Burnout é um estresse crônico, que afeta diariamente o desempenho do trabalhador, o relacionamento interpessoal, a produtividade e até mesmo a qualidade de vida do indivíduo e da organização (PINTO, 2008 apud COSTA, 2012). Este trabalho justifica-se pelo interesse da pesquisadora em relação à temática e originou-se do seguinte questionamento: Há publicações sobre a síndrome de Burnout em professores do ensino superior? Objetivo: Descrever as publicações sobre síndrome de Burnout em professores universitários. Metodologia: Foi realizada, no segundo semestre de 2013, uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. A busca por material bibliográfico deu-se no site do Google acadêmico através dos seguintes descritores: síndrome Burnout; professor(es); ensino superior. O critério de seleção da amostra foram as pesquisas publicadas entre 2012 e 2013. O corpus deste estudo foi constituído por 17 publicações. Resultados: As pesquisas analisadas nos revelam que o atual modelo de gestão educacional impõe ao docente, além das funções didático-pedagógicas, funções administrativas e de pesquisa. Os principais fatores estressores mencionados foram a falta de interesse e a indisciplina dos alunos; a falta de estrutura; a falta de diálogo e o autoritarismo tanto da coordenação quanto da direção da escola; o individualismo por parte de alguns professores e os baixos salários (COSTA, ROCHA, 2013). A falta de estabilidade no emprego, no caso das IES particulares, também é uma das maiores causas de estresse. Conclusão: A docência é uma profissão que comporta riscos para a saúde do professor e, portanto, requer estratégias que auxiliem na preservação de sua integridade física e psicológica. Dada à importância do trabalho docente e suas atuais circunstancias, há necessidade de acompanhamento da saúde do professor, das condições de trabalho docente e os reflexos dessas condições sobre a prática pedagógica.

Palavras-chave


Síndrome de Burnout; Professor; Ensino Superior.

Referências


COSTA, Marta Eunice da Silva. 2012. 89p. Síndrome de burnout em professores universitários. (Dissertação). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Psicologia, Lisboa, 2012.

COSTA, Francisca Rosinalva Cardoso Pereira; ROCHA, Renato. Fatores estressores no contexto de trabalho docente. Revista ciências humanas, Taubaté – SP, v. 6, n. 1, p. 18-43, jan-jun 2013.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNCAO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 31, n. 2, ago. 2005 .