Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FATORES FACILITADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Chí­charo Conceição Ribeiro Sandra, Florêncio Vitorino Marlene, Sabóia Maria Vera, Queiroz Pires de Paulo, Valente Soraia Cavalcanti Geilsa, Antunes Cortez Elaine

Resumo


Introdução: O processo ensino aprendizagem na Enfermagem faz parte de uma relação humana e intersubjetiva da singularidade do enfermeiro docente, possibilitando, desse modo, que outras maneiras de ensinar e aprender possam ser desvelados. Ao se refletir acerca do contexto vivenciado pelo docente-enfermeiro a frente das atividades nos Cursos de Graduação em Enfermagem podemos perceber que o tempo e o esforço dedicados estão relacionados à concepção pedagógica tradicional direcionada num currículo onde os conteúdos são isolados, desintegrados da realidade e centrados no docente. Vários estudiosos têm discutido essa temática, demonstrando-se comprometidos e preocupados com a mudança endereçada à área da enfermagem. Estudos tem revelado que o ensino dos cursos de graduação em Enfermagem no país seguem as mesmas tradições, voltados para as questões técnicas, principalmente para doenças. Em virtude disso, as relações interpessoais, a atenção dada aos sentimentos do ser humano, bem como a responsabilidade do cuidar passam a ser grande desafio, pois essas questões não são valorizadas. A relação professor-estudante estabelecido no processo ensino-aprendizagem é necessária a articulação entre eles para que haja aprendizagem. Tanto professor quanto estudante participam deste processo. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: Revisão integrativa realizada nas seguintes bases de dados, Lilacs, CINAHL e Cochrane. Critérios de inclusão: artigos publicados em três bases de dados selecionadas; abordando o processo ensino aprendizagem na prática docente de enfermagem quanto a sua metodologia. Critérios de exclusão: artigos que fogem ao tema por estarem em áreas de conhecimento específico, por não abordarem alunos de graduação em enfermagem e com ano de publicação inferior a 2003.   Resultado: Os sete artigos encontrados foram classificados em 2 eixos temáticos, segundo o processo educativo conceituado, e a partir da interpretação dos dados. Emergiram as seguintes categorias temáticas: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e o professor e as dificuldades que surgem em busca de fatores facilitadores para alcançar seus objetivos. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. De fato, muitos são os desafios dentro do binômio ensino- aprendizagem, e dentro deste contexto, muitas estratégias são utilizadas para que uma aprendizagem significativa seja alcançada. Os autores pesquisados ressaltaram que a participação do aluno neste processo, alavanca a troca de conhecimento, facilitando a construção do saber. A aproximação do professor com o aluno em uma linha horizontal de transmissão, por intermédio de uma metodologia não hierarquizada, apresenta-se como facilitador deste processo, visando à formação de enfermeiros com pensamento crítico-reflexivo.

Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Enfermagem.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (homepage na internet). Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. (Acesso em 17 mar 2013) disponível em http://www.mec.gov.br.

 

Silva JPSM__ Metodologia de Ensino-Aprendizagem: Experiências dos Professores do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Privada do Estado do Rio de Janeiro - Dissertação de mestrado EEAN / UFRJ/2011

 

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem - Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 758-64.).