Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATIVIDADES AQUÁTICAS NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA: UM OLHAR VOLTADO PARA NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS
Joanito Niquini Rosa Junior, Antonio Moacir de Jesus Lima

Resumo


Caracterização do problema: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços de apoio à família e oferta de atendimento clínico, pedagógico e social para pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, observa se a falta de medidas que incluem os deficientes em diversas práticas sociais, considerando questões como acessibilidade, oportunidades e o próprio pré- conceito da sociedade. Paralelo a isto, dentre um conjunto de atividades propostas e desenvolvidas na APAE de um município do Vale do Jequitinhonha/MG, as atividades aquáticas surgem como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos alunos, proporcionar a vivência de uma nova prática e inserir o aluno em novos contextos sociais. Descrição da experiência: Neste sentido, o trabalho interdisciplinar entre o setor de fisioterapia e educação física tem como objetivo realizar atividades terapêuticas, de adaptação e socialização de acordo com as possibilidades individuais do aluno portador de deficiência, e assim, acentuar e enaltecer as capacidades e virtudes de cada um. Todos os alunos da APAE, divididos em dois grupos, variados tanto em idade quanto em gênero, se alternam para a prática. Neste cenário são realizadas atividades de adaptação ao meio aquático, brincadeiras que estimulem o contato e a socialização entre os participantes do projeto, bem como, exercícios terapêuticos e de iniciação ao nado.  As práticas são promovidas uma vez por semana na piscina da academia local, através de uma parceria pré-estabelecida, tendo como critério de exclusão as doenças dermatológicas, o controle deficitário do esfíncter urinário e não autorização dos pais ou responsáveis. As atividades aquáticas visam abranger os aspectos físico, psicológico e social dos alunos, considerando a importância da vivência aquática, bem como os benefícios proporcionados pela água. É importante salientar que o aluno deve receber um grande número de experiências que, através das suas vivências lhe enriqueça e contribua para a sua melhor educação integral. Efeitos alcançados: Acreditamos que o objetivo principal está sendo alcançado pois é perceptível o desenvolvimento dos alunos que a cada dia superam um obstáculo nesse novo ambiente. O problema do acesso e dos pré-conceitos são barreiras que independem da autonomia e independência do deficiente. Recomendações: Desta forma, o projeto é uma constante procura e descoberta de caminhos para se aprender, desenvolver e superar as limitações, muitas vezes impostas pela sociedade, que exclui da pessoa com deficiência a oportunidade de experimentar novas práticas. Com isto, se faz necessário políticas e programas adequados que atendam as necessidades das pessoas com deficiência, possibilitando a vivência e participação dos mesmos em vários contextos sociais.

Palavras-chave


atividades aquáticas; deficiente; participação social