Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENSINO E SERVIÇO, O MÉTODO SOMBRA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Ana Abrahão

Resumo


A construção de um dispositivo que articule pesquisa; formação e assistência na perspectiva das redes de Atenção à Saúde constitui o objetivo deste estudo, que integra a pesquisa: Atuação em redes de atenção à saúde uma concepção ampliada no acompanhamento e cuidado na atenção psicossocial, nas doenças crônicas não transmissíveis e no nascimento e parto no município de Niterói: uma proposta de integração ensino e serviço, aprovada no CEP 209.321. Este estudo inclui a dimensão subjetiva e social das pessoas e a autonomia do paciente e familiar, bem como, o trabalho em equipe, e o compromisso de gestores e formadores na melhoria da assistência e da formação em saúde. Um desafio proposto a partir do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), em Niterói. Partimos do entendimento que território não é algo geograficamente definido e que os usuários dos estabelecimentos de saúde, em geral, buscam formas de vínculos aos territórios de modos muito singulares. Optamos pela construção de um método que incorpora como ferramenta elementos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2005), associado a análise institucional (LOURAU, 2004); bem como a investigação vestigial e oral (SILVA, 2007). Esta associação permitiu propor um acompanhamento de usuários pelos alunos nas redes de atenção à saúde, denominado de “Método Sombra”. O Método é empregado como uma ferramenta de pesquisa, que consiste no acompanhamento do aluno a um usuário, com discussões rotineiras sobre os achados com o preceptor e tutor. Esta dinâmica incide na formação do aluno, na produção de conhecimento sobre a rede e na indicação de novidades sobre o cuidado. O “Método Sombra” permitiu explorar fenômenos já conhecidos e com muitas acumulações, mas que ainda apresentavam interfaces inexploradas do mundo do cuidado. Na constituição de redes foi possível ampliar a capacidade de análise dos grupos PET sobre o cuidado oferecido ao usuário, contribuindo para posicionamentos critico do aluno e maior produção de vínculo entre profissional e usuário. O “Método Sombra” merece ser explorado sobre a tríade formação do aluno, na produção de conhecimento sobre a rede e na indicação de novidades sobre o cuidado, construindo assim, outros elementos com capacidade de mobilização do profissional, aluno, usuário e professor na articulação ensino e serviço.

Palavras-chave


Formação em Saúde; Articulação Ensino e Serviço; Ensino

Referências


Abrahão AL, et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Rio de Janeiro, Brazil. Rev. bras. educ. med. 2011 set. [Cited 2013 Aug 31] 35(3). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300019&lng=pt&nrm=iso. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300019.

LOURAU, R. Grupos e Instituição. In ALTOÉ, S. organizadora. René Lourau analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec; 2004. p.176-185.

SILVA, E.  Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

MINAYO, C. Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2005.