Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PRÓ PET SAÚDE UFC GRUPO DE APOIO A PERDAS, LUTO E SEPARAÇÃO
Luciana Rodrigues Cordeiro, Ângela Maria Alves e Souza

Resumo


Introdução: A experiência da perda é expressa por cada indivíduo e acontece de vários modos por morte, uma amizade finalizada, dispensa de um emprego, um animal que desapareceu, o fim de um namoro, a separação após um casamento de vários anos, enfim vários são os motivos para sofrimento. A maneira de lidar com cada uma destas perdas gera sintomas físicos dos mais variados como: medos, preocupação, a raiva, a depressão, a angústia, artroses, artrites, lombalgias, ciatalgias, cefaléias, ombralgias entre outras.  A transformação de emoções em dor parte do princípio de que a doença surge no nível emocional e a ausência de tratamento adequado para a resolução destes conflitos gera condensação desta energia no corpo físico. OBJETIVOS: Utilizar técnicas de tratamento naturais e holísticas, como a acupuntura, eletroacupuntura, o REIKI, o Magnified Healing e a auriculoterapia.  Método: Foi utilizada pesquisa-ação com o uso das PICs. Durante o desenvolvimento da terapia grupal do Grupo de Apoio ao Luto PLUS + transformação que se reúne todas as sextas feiras no Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde, localizado manhãs no térreo do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram identificadas pessoas com demandas que não eram apenas emocionais e que havia a necessidade de inserir outras técnicas de tratamento naturais e holísticas, seguindo a lógica inicial do grupo, foram oferecidas a acupuntura, eletroacupuntura, o REIKI, o Magnified Healing e a auriculoterapia, sendo realizadas as técnicas no consultório de enfermagem.  Resultados: Após alguns tratamentos foi possível verificar, nos relatos das pessoas assistidas com as terapias holísticas descritas, que houve melhora no estado inicial da dor e relaxamento após a aplicação da terapia oferecida.  Conclusão: A experiência com a inclusão de Práticas Integrativas e Complementares no Grupo de apoio ao Luto, gerou mais uma opção de tratamento para os participantes, associado à sua dinâmica grupal. Seria importante a inclusão de outras técnicas naturais ao tratamento de pacientes acometidos por transtornos mentais leves, pois muitos deles possuem demandas relacionadas a dores, que não tem melhora com os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos durante as consultas médicas tradicionais, pois não há um resgate da origem do problema e falta a conscientização do paciente/cliente/usuário a cerca da importância de sua participação no tratamento e desejo de obter a cura.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO; PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES; GRUPOS

Referências


SOUZA, Ângela Maria Alves; ALVES, Maria Dalva Santos; ARAUJO, M. A. M. Estudos sobre luto, suicídio e psico-oncologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2006. 164p .

SOUZA, Ângela Maria Alves (Org.). Coordenação de Grupos: teoria, prática e pesquisa. Fortaleza:expressão Gráfica Editora, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. – São Paulo: Cortez, 2011.