Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIA ENTRE O DOUTOR DA ALEGRIA E A CRIANÇA COM CÂNCER FORA DO AMBIENTE HOSPITALAR
Débora Veras da Ponte, Ana Letícia Vieira de Oliveira Pinheiro, Naiana Teles de Andrade, Bruna Santos Ximenes, Matheus Morais Lima, Amanda Melo Vieira, Ilya Holanda Herbster Moura, Erlane Brunno Cunha Ferreira, Fernanda Leitão Costa, Marcelle Medeiros Dias, Monyque Coelho Fontenele, Ana Thaís Sousa Barros, Jessica Gadelha Farias

Resumo


Caracterização do problema: Os centros de apoio à criança com câncer, além dos hospitais, têm papel essencial no sucesso do tratamento e na garantia da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Logo, a ação dos doutores da alegria nesse meio torna-se fundamental e proporciona muitas surpresas para os palhaços, pois lá essas crianças estão livres das limitações hospitalares e, portanto, mais cheias de expectativas com as visitas. Descrição da experiência: Durante os primeiros encontros, as crianças olham de forma curiosa procurando entender quem são os palhaços de jaleco. A partir da interação, com atividades que proporcionam maior liberdade para os pequenos e para os doutores da alegria, mudam-se as percepções de todos os envolvidos.  Ao acompanhar atividades diárias das crianças, percebeu-se a relação delas entre si em situações diversas como compartilhar brinquedos e atividades ao ar livre. Com a fragilidade física e emocional ocasionada pelo tratamento, nota-se a necessidade de atenção que muitas têm. Isso, muitas vezes, inclui o desejo de ter para si um objeto só seu ou a atenção exclusiva quando estão em grupos, comportamento comum à idade, mas ainda mais delicado se tratando de crianças tão sofridas. A atuação dos doutores da alegria ajuda a integrá-las em atividades de grupo permitindo que tenham a noção de compartilhamento dos objetos e até mesmo de emoções entre si. Contribuindo, portanto, para a construção de valores. Efeitos alcançados: Além de levar conforto e alegria aos centros de apoio, é possível acompanhar o cotidiano dessas crianças fora do hospital, podendo perceber mais sensivelmente em que momento os doutores da alegria podem contribuir. Feita uma análise empírica durante o período, percebeu-se uma mudança de posição frente à interação entre as crianças e entre elas e os doutores da alegria, contando com maior participação das brincadeiras desenvolvidas e maior afetividade pelos acadêmicos de Medicina. Recomendações: A ampliação de projetos com o mesmo propósito dos Doutores da Alegria em locais diferentes dos hospitais contribui para a promoção do bem-estar das crianças. Por meio da execução de atividades, percebeu-se a criação de laços de amizade com as crianças, permitindo também que não se afastem da infância e do universo lúdico inerente a essa fase.

Palavras-chave


doutores da alegria ; casa de apoio ; câncer