Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FONTE DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM SAÚDE COLETIVA
Maria Creuza Silva, Rafael Ferreira Machado da Silva

Resumo


Com o advento das tecnologias da informação e comunicação iniciativas de gestão da informação e do conhecimento vêm sendo adotadas pelas instituições, sobretudo as de ensino e pesquisa com o intuito de sistematizar e disseminar as informações geradas em âmbito institucional, facilitando o acesso e a disseminação ao conhecimento produzido através de seus web sites, base de dados, repositórios, portais entre outros. A criação e implantação da Comunidade do Repositório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC no repositório da UFBA tem permitido o gerenciamento da informação e preservação da memória intelectual uma vez que requer ações de coleta, organização, distribuição, acesso e uso da informação, cumprindo assim um dos objetivos da criação do ISC que é a produção de conhecimentos no campo cientifico e tecnológico da Saúde Coletiva, a partir dos seus eixos disciplinares fundamentais: Epidemiologia, Planificação & Gestão e Ciências Sociais em Saúde. A nossa coleção abrange: artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, áudios, vídeos, teses, dissertações, livros, trabalhos apresentados em eventos, documentos institucionais, material de aula, entre outras publicações. Atualmente dispomos de um acervo de aproximadamente 1000 itens todos em texto integral, já consultado por diversos pesquisadores da área de saúde e afins em várias cidades brasileiras e em outros países.

Palavras-chave


Gestão da informação e conhecimento; Repositórios institucionais; Disseminação da informação; Informação técnico científico em saúde; Ciência da Informação.

Referências


TERRA, J.C.C.. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócio, 2000.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Cem palavras para gestão do conhecimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

 

Rosa, Flavia; eirelles, Rodrigo; Palacios, Marcos. Repositorio Institucional da Universidade Federal da Bahia: implantação e acompanhamento. Inf. & Soc.: v.21, n.1, p.129-141, jan./abr. 2011.

 

SOUZA, Edvanio Duarte, et al. A gestão da informação e do conhecimento na Ciencia da Informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais.  Inf. & Soc.: v.21, n.1, p. 55-70, jan./abr. 2011.