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TECENDO REDES A MUITAS MÃOS – O PET-SAÚDE MENTAL COMO ESPAÇO PARA ARTICULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS TRABALHOS DA REDE
Resumo
Caracterização do problema: O campus Baixada Santista da UNIFESP tem a prática interprofissional como eixo norteador de seu projeto político-pedagógico. Há, desde o início dos cursos, experiências práticas na rede de saúde de Santos que transversalizam os três primeiros anos dos cursos do Instituto Saúde e Sociedade, trabalhando com turmas mistas entre as diversas áreas profissionais. Esta integração parece não se estender, entretanto, para os estágios profissionalizantes. É comum que equipamentos da rede recebam estagiários de mais de uma área profissional, alunos da graduação e atividades da Residência Multiprofissional que não compartilham ou pensam juntos as ações no território. Descrição da experiência: A estratégia do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Saúde Mental (PET-SM) tem como principais objetivos: Intensificar a articulação e o trabalho conjunto entre as unidades de saúde de Santos e fortalecer (1) a rede de atenção psicossocial e (2) o apoio matricial como estratégia e espaço para relações entre os profissionais envolvidos em projetos terapêuticos singulares, visando à qualificação das ações de saúde mental na Atenção Básica. Os bolsistas, alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional, semanalmente em campo, circulam pelo território, familiarizam-se com o cotidiano do serviço, fazem visitas domiciliares a usuários e buscam promover conversas entre diferentes unidades, como NAPS e UBS. Além disso, todos os participantes do projeto (alunos, preceptores e professores) se reúnem na universidade semanalmente para discutir o trabalho e planejar ações. Efeitos alcançados: A presença do PET-SM nas unidades e no território possibilitou articulações entre grupos da Universidade que também exercem suas ações de ensino/cuidado naqueles locais, criando mais espaços para o diálogo entre profissionais e estudantes. As reuniões semanais do PET foram potencializadas como espaço de discussões de casos acompanhados e de planos de cuidado conjuntos entre o PET, estágios, equipamentos, incluindo a residência multiprofissional. Há um reconhecimento pelo gestor municipal de que o PET contribui para o fortalecimento das ações de matriciamento na rede. Recomendações: A proposta é dar continuidade ao diálogo com as gestões da Atenção Básica e da Saúde Mental, e aprimorar tanto a participação dos atores envolvidos na estratégia PRO-PET, como a integração entre as diversas práticas dos alunos.
Palavras-chave
Educação interprofissional; PET - Saúde Mental; CAPS; Atenção Básica