Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TECENDO REDES A MUITAS MÃOS – O PET-SAÚDE MENTAL COMO ESPAÇO PARA ARTICULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS TRABALHOS DA REDE
Tahamy Pereira, Carla Bertuol, Fernando Kinker, Ana Bezerra, Barbara Pestana, Claudia Pereira, Cristina Muniz, Cynthia Mondim, Danielle Siufy, Eduardo Fontes, Luana Souza, Mariana Santos, Natasha Contrera, Nathalia Telles, Neuza Gonzaga, Renata Costa, Rui Lima Junior, Welbert Lima

Resumo


Caracterização do problema: O campus Baixada Santista da UNIFESP tem a prática interprofissional como eixo norteador de seu projeto político-pedagógico. Há, desde o início dos cursos, experiências práticas na rede de saúde de Santos que transversalizam os três primeiros anos dos cursos do Instituto Saúde e Sociedade, trabalhando com turmas mistas entre as diversas áreas profissionais. Esta integração parece não se estender, entretanto, para os estágios profissionalizantes. É comum que equipamentos da rede recebam estagiários de mais de uma área profissional, alunos da graduação e atividades da Residência Multiprofissional que não compartilham ou pensam juntos as ações no território. Descrição da experiência: A estratégia do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Saúde Mental (PET-SM) tem como principais objetivos: Intensificar a articulação e o trabalho conjunto entre as unidades de saúde de Santos e fortalecer (1) a rede de atenção psicossocial e (2) o apoio matricial como estratégia e espaço para relações entre os profissionais envolvidos em projetos terapêuticos singulares, visando à qualificação das ações de saúde mental na Atenção Básica. Os bolsistas, alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional, semanalmente em campo, circulam pelo território, familiarizam-se com o cotidiano do serviço, fazem visitas domiciliares a usuários e buscam promover conversas entre diferentes unidades, como NAPS e UBS. Além disso, todos os participantes do projeto (alunos, preceptores e professores) se reúnem na universidade semanalmente para discutir o trabalho e planejar ações. Efeitos alcançados: A presença do PET-SM nas unidades e no território possibilitou articulações entre grupos da Universidade que também exercem suas ações de ensino/cuidado naqueles locais, criando mais espaços para o diálogo entre profissionais e estudantes. As reuniões semanais do PET foram potencializadas como espaço de discussões de casos acompanhados e de planos de cuidado conjuntos entre o PET, estágios, equipamentos, incluindo a residência multiprofissional. Há um reconhecimento pelo gestor municipal de que o PET contribui para o fortalecimento das ações de matriciamento na rede. Recomendações: A proposta é dar continuidade ao diálogo com as gestões da Atenção Básica e da Saúde Mental, e aprimorar tanto a participação dos atores envolvidos na estratégia PRO-PET, como a integração entre as diversas práticas dos alunos.

Palavras-chave


Educação interprofissional; PET - Saúde Mental; CAPS; Atenção Básica