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TESTE DE PROGRESSO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM PROGRESSO - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFESO
Resumo
O Teste de progresso (TP) é um instrumento de grande potencial avaliativo. Permite avaliar estudantes, currículo, ferramentas de avaliação e perfil do egresso. TP é ferramenta de autoavaliação e acompanhamento que identifica fragilidades e potencialidades de cursos de graduação em saúde. De claro caráter formativo, é um instrumento fundamental na promoção de educação inovadora e de qualidade. Relatamos seis anos de experiência com TP como instrumento de avaliação do curso de graduação em medicina do UNIFESO. Em 2007 implantamos o TP como instrumento avaliativo. Aplicado anualmente aos 12 períodos da graduação tem caráter não obrigatório. O número de questões variou de 100 a 60. São analisados: frequência, adesão, ganho cognitivo geral e por área de conhecimento e nível de dificuldade das questões. Avaliaram-se 6720 estudantes de medicina cuja frequência ao teste variou entre 60 e 80%. Observa-se tendência crescente na adesão à medida que são intensificadas as formas de sensibilização e a discussão dos resultados do curso e das turmas com os estudantes. Há ganho cognitivo em todas as subáreas específicas, ao longo do curso (26,7 a 49,6%). Observa-se queda de 26% em conhecimentos gerais o que nos levou a pensar estratégias de extensão que proporcionassem uma melhor formação nesta área. Clínica cirúrgica apresenta-se como área de menor média de acerto. Saúde coletiva apesar de área de maior média de acertos é a que possui curva de menor inclinação, evidenciando um menor ganho comparativo, instigante resultado para um curso que adota o modelo integrado no currículo. A divulgação do TP e a sensibilização discente são ferramentas potentes. O TP pode ser utilizado pelo estudante para o acompanhamento de seu processo de aprendizagem e dialoga com outras ferramentas de acompanhamento do curso de medicina. Analisando o TP acompanha-se eficientemente o currículo integrado e identifica-se a efetividade nas metodologias/processos e cenários de ensino-aprendizagem praticados. A aprendizagem de uma determinada competência não ocorreu concentradamente e sim por aproximações sucessivas ao longo do curso, pelo que mostra a análise dos resultados do TP nestes sete anos.
Palavras-chave
Educação em Saúde, Educação em Medicina