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O PET SAÚDE E A GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: MOMENTO EXPLORATÓRIO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Resumo
Introdução: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Odontologia lançadas em 2002 motivaram a Universidade Federal do Piauí (UFPI) a elaborar em 2006, um Plano Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia que privilegiasse a formação voltada para o paradigma da integralidade. Nesse sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) como ordenador da formação de recursos humanos em saúde no Brasil criou em 2007, por meio da articulação entre os Ministérios da Saúde e da Educação, o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET Saúde) para incentivar as Instituições de Ensino Superior a mudarem suas práticas tradicionais de ensino-aprendizagem, com inserções precoces dos discentes em cenários de prática reais. Objetivos: Analisar a inserção no SUS dos alunos do curso de odontologia da UFPI e a estruturação da instituição para a implantação e implementação do PET Saúde. Método: Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Consiste na caracterização do curso de Odontologia da UFPI por meio da análise do PPC, das matrizes curriculares implantadas, das ementas das disciplinas do ciclo profissionalizante, das DCN e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI (PDI). Durante a análise documental foram utilizadas as palavras-chave integração ensino-serviço, estágio extramuros, Sistema Único de Saúde e Estratégia Saúde da Família para identificar os movimentos de inserção dos discentes no SUS e a utilização dos serviços de saúde como cenários de prática. Para a contextualização do problema, os documentos normativos que instituíram o PET Saúde foram identificados. A produção científica e projetos de extensão voltados para o SUS dos docentes também foram verificados. Resultados parciais: Os resultados preliminares indicam que o curso de Odontologia da UFPI tem diversificado os cenários de práticas, com inserções dos alunos no SUS em cinco dos nove períodos que compõem o curso. E desde a sua criação em 15/07/1960, cinco matrizes curriculares foram implantadas. Observou-se uma antecipação do contato dos alunos com as disciplinas profissionalizantes e uma redução das disciplinas do campo das humanidades. No início de 2012 aderiu ao PET Saúde em conjunto com os cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Serviço Social, respondendo ao edital nº 24, de 15 de dezembro de 2011, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). E em agosto de 2012 iniciaram as atividades relacionadas ao referido programa.