Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PET SAÚDE/REDES DE ATENÇÃO E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO CONTEXTO DO SUS
Sarah Alves Moura Costa, Adriana Valéria da Silva Freitas, Desirée de Vit Begrow

Resumo


Caracterização do problema: A formação do estudante de saúde para o trabalho no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) requer articulação entre a academia e os serviços de saúde, de tal maneira que atenda minimamente aos princípios e diretrizes que abrigam o cuidado em uma perspectiva da integralidade. Assim, surge uma proposta que possibilita essa articulação considerando o tripé da Universidade, ou seja: o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa proposta se consolida através do Programa de Trabalho para a Saúde – PET Saúde. Programa que vai ganhando espaço nas atividades acadêmicas dirigidas às especificidades que requerem um olhar mais aprofundado pelas importantes temáticas que pode tratar. Neste sentido, entendemos que é uma oportunidade de complementar o conhecimento que os estudantes constroem, pautados nas particularidades de seus currículos e que por diferentes motivos não podem ser aprofundados. Assim, a Universidade Federal da Bahia – UFBA constrói um projeto após ampla discussão e articulação entre os cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, e as Secretaria de Saúde Municipal e Estadual para concorrer ao Edital nº 14 de 08 de março de 2013, divulgado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – PET Saúde/ Redes de Atenção. Tendo sido aprovado para a atuação de quatro Redes Temáticas: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência Auditiva e Rede de Urgência e Emergência conforme Portaria nº 9/2013. Descrição da experiência. A experiência ainda está em fase inicial, pois oficialmente as atividades nos grupos começaram em agosto de 2013 através das discussões teóricas e temáticas específicas que contemplam os grupos. Para tanto, estamos realizando rodas de conversas para que todos possam compreender o trabalho dos grupos, os conceitos que permeiam as áreas e as demandas dos serviços. Além disso, as visitas aos campos com planejamento das ações e intervenções também fazem parte do dia-a-dia de preceptores, tutores e estudantes envolvidos no programa. Contudo, o conceito de Redes de Atenção à Saúde é o que faz com que os grupos estejam intrinsecamente ligados. Essa conexão está para além de ter que cumprir a formalidade de trazer à discussão a compreensão do que é o trabalho em Rede. Para isso, buscamos nos apoiar no conceito referido pelo Ministério da Saúde que diz: redes “são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). Para a Organização Mundial da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde desdobram-se em seis modalidades de integração: conjunto de intervenções de saúde preventivas e curativas para uma população; sistema de serviços de saúde integrado; continuidade dos cuidados ao longo do tempo; integração vertical dos diferentes níveis de atenção; gestão integrada das políticas e de coordenação dos serviços de saúde; trabalho multissetorial. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2008). Com isso, nos apoiamos na modalidade da continuidade dos cuidados ao longo do tempo para realizarmos uma pesquisa que integre os quatro grupos direcionando-os a buscar os resultados em suas áreas específicas. Efeitos alcançados e recomendações. Apesar do pouco tempo da experiência, já podemos dizer que temos aprendido muito com essa construção através da necessidade constante de partilhar, ouvir, articular com os diversos atores participantes do projeto sabendo que temos um grande desafio pela frente: manter-nos na Rede. Desde a concepção formal do conceito até sua aplicação nas ações junto aos serviços de saúde e seus usuários a fim de contribuir para formação dos estudantes e fortalecimento da integralidade do cuidado contemplando o que requer o Sistema Único de Saúde.