Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
USO DE DROGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA ABORDAR A QUESTÃO
Eliane Rodrigues dos Santos de Paula, Ândrea Cardoso Souza

Resumo


Nos dias atuais, conferimos através da mídia uma realidade assustadora: o aumento da violência, tendo a sua origem ligada ao uso indiscriminado de substâncias psicoativas. Em Macaé, esta situação possui agravantes, que estão relacionados às características de sua população, flutuante e composta de pessoas oriundas de outras cidades, motivadas pelo interesse de ascensão econômica. Objetivos - Mapear como os professores de ensino fundamental do município de Macaé atuam diante da convivência junto aos alunos que fazem uso de drogas (BRASIL, 2010); conhecer as estratégias utilizadas pelos professores para abordar a questão do uso de drogas com os alunos do ensino fundamental do município de Macaé (BOFF, 1999); identificar as circunstâncias do uso, seus desdobramentos e consequências no processo ensino-aprendizagem destes alunos e conhecer quais as drogas mais utilizadas entre os estudantes do ensino fundamental do município de Macaé (RONZANI, 2009), tendo como base a demanda manifesta (registro de intervenção) os relatos dos professores. Métodos - Para alcançar os objetivos mencionados, realizaremos pesquisa descritiva e qualitativa (MINAYO, 2012) para o conhecimento da realidade presente no ambiente educacional, ou seja, obter respostas para as perguntas, através dos registros de intervenções nas 103 escolas de ensino fundamental do município de Macaé. Resultados - Esperamos que esta pesquisa demonstre a realidade vivenciada nas instituições de ensino fundamental do município de Macaé, quanto ao uso de substâncias psicoativas pelos estudantes e como são as estratégias adotadas pelos professores diante da situação (PRATTA, 2009), contribuindo assim com o Poder Público na oferta de dados e informações precisas para a elaboração de Políticas Públicas que alcancem êxito em sua execução, além de produto oferecido ao município (oficina e/ou cartilha) a ser produzido com base nos dados resultantes da pesquisa. Conclusões – Processo de investigação em andamento, porém a realidade vivida até aqui nos confirma a necessidade de tal mapeamento, diante de conflitos sociais/econômicos/existenciais, que promovem o estabelecimento do uso de substâncias psicoativas de maneira desordenada por parte dos adolescentes e jovens, dando origem a um problema de saúde pública. Utilizar o espaço da educação como meio de se trabalhar saúde ainda é empírico na nossa realidade.

Palavras-chave


Drogas; ensino; saúde.

Referências


 

  1. BRASIL. Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 3. ed. Brasília: Presidência da República/ SENAD, 2010.
  2. BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
  3. RONZANI, T M. – 3. Ed. – Mod. 3 – Brasília: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, 2009 .
  4. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: Hucitec; 2012.
  5. PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antonio dos. O processo saúde- doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 203-211, abr./jun 2009.