Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A VISIBILIDADE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NA MÍDIA IMPRESSA
Mavy Batista Dourado, Amélia Maria Pithon Borges Nunes, Tânia Maria de Oliva Menezes

Resumo


O envelhecimento populacional brasileiro avança a passos largos, muitas vezes, indo além da velocidade da criação de infra-estrutura que aporte as demandas desta crescente faixa etária e da conscientização política e da comunidade de que ajustes socioeconômicos são iminentes. Frente a esta realidade e ao conhecimento do poder da mídia como formadora de opinião e veículo de difusão de conhecimento para toda a população brasileira, surge o interesse de se saber como o envelhecimento populacional é visto pela mídia impressa. Neste sentido o objetivo do estudo é analisar os discursos que abordam a pessoa idosa em uma revista nacional de circulação semanal. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma revista de grande circulação nacional, que publica um exemplar semanalmente. O período de coleta das reportagens ocorreu entre agosto de 2012 a junho de 2013. As reportagens selecionadas foram lidas na íntegra. A análise foi realizada considerando os achados principais com publicações científicas e livros que abordam o envelhecimento, a fim de buscar a correlação das reportagens publicadas pela mídia impressa e pesquisas na área da saúde do idoso e envelhecimento. Dos 48 exemplares lidos durante o período, foram selecionados seis reportagens com temática relacionada à pessoa idosa, a velhice e o processo de envelhecimento. Os achados foram: 1. Pacientes idosos, cuidados especiais; 2. A esperança de vida será de quase 75 anos; demografia: um momento mágico; 3. Existe uma idade melhor? 4. A síndrome de Down e o envelhecimento; 5. Casa Livre de obstáculos; 6. Conseguiremos nos adaptar? Concluiu-se que a abordagem sobre o envelhecimento e a pessoa idosa na mídia ainda apontam para a invisibilidade da temática neste veículo de comunicação, o envelhecimento populacional brasileiro assim ainda não é questão de mobilização da mídia escrita, a qual se constitui como recurso importante de disseminação do conhecimento.

Palavras-chave


pessoa idosa; mídia; envelhecimento

Referências


Lebrão, Maria Lúcia. O Envelhecimento no Brasil: Aspectos da Transição Demográfica e Epidemiológica. Saúde Coletiva, Editora Bolina. São Paulo – SP. 2007; v. 4, n. 17, p. 135–40.

Messias, Manuela Gomes; Neves, R. F. A influência de fatores comportamentais e ambientais domésticos nas quedas em idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol, v. 12, n. 2, p. 275-82, 2009.