Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM FORTALEZA
Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia, Liana Bizarria Montenegro, Joana D'Arc de Oliveira

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar o nível de qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores da saúde no contexto de um hospital público em Fortaleza, Ceará. Para atender a esse propósito, foram delineados os seguintes objetivos específicos: Conhecer a percepção dos funcionários sobre sua qualidade de vida no trabalho em um cenário de um hospital público. Verificar a qualidade de vida no trabalho, abrangendo os aspectos: condições de trabalho, saúde, moral, compensação, participação, comunicação, imagem da empresa, relação chefe-colaborador e organização do trabalho. A pesquisa desenvolveu-se em um hospital público, localizado em Fortaleza, sendo selecionados, pelo critério de acessibilidade e tipicidade, os funcionários terceirizados  atuam nos diferentes ambientes do hospital. A pesquisa quantitativa caracterizou-se por ser populacional, cujo aspecto comum entre os sujeitos é a de pertencerem ao quadro de funcionários terceirizados de um hospital púbico, estando vinculada a instituição a partir de seis meses de tempo de serviço, totalizando 26 pessoas. No plano da assistência, esse hospital encontra-se inserido na rede de estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS. A pesquisa qualitativa teve a participação de três funcionários que desenvolvem atividades nas diversas áreas de atuação do hospital. A escolha dos sujeitos foi intencional, considerando que cada funcionário percebe a realidade de forma singular, sendo essencial compreender seus sentimentos e experiências no ambiente laboral. Foi solicitado aos entrevistados que avaliem o grau de satisfação com cada dimensão da Qualidade de Vida no Trabalho. A escala de avaliação é composta por sete níveis: (1) bastante insatisfeito; (2 e 3) não rotulados; (4) satisfeito; (5 e 6) não rotulados; (7) bastante satisfeito. RESULTADOS Os resultados da pesquisa são abordados, tomando-se como base os objetivos que norteiam este estudo, aliando a teoria com a interpretação do pesquisador. No que se refere à caracterização dos participantes, verifica-se a predominância do sexo feminino, correspondendo a 57,7% dos entrevistados, em contraposição a 42,3% do sexo masculino. Os dados revelam que os funcionários manifestam insatisfação com as ações da organização referente à saúde (item 9), cuja média equivale a 3,38. Os depoimentos demonstram que a organização não dispõe de uma política".

Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; Hospital Público. Satisfação

Referências


REFERÊNCIAS

 

BARDIN, L. Análise de conteúdo, Lisboa,Portugal: Edições 70, 1977.

 

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

 

BORGES-ANDRADE, J.E.; PILATI, R. Comprometimento Atitudinal e comportamental: relações com suporte e imagem nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v.5, n.3, p.85-106, set./dez., 2001.

 

FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

 

______.;  GUTIERREZ, L. H.. Qualidade de vida no trabalho: uma experiência brasileira. Revista de Administração, São Paulo, v.23, n.4, p.29-37, out./dez.1988.

 

 

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo:Atlas, 2007.

 

 

HACKAMAN; OLDHAM,G.R. Development of job diagnostic survey. Journal of applied psychology, v.60, n.2, p.159-170.

 

 

MACHADO, H. V. A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v.7, p. 51-73, especial 2003.

 

MAIA, L. F. R. B. Clima organizacional e satisfação no trabalho: estudo da superintendência de recursos humanos da universidade federal do ceará. 2005. Monografia(especialização em Gestão Universitária). Universidade Federal do Ceará, 2005.

 

RAUPP, F. M; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: Longaray, A.A. et al.; BEUREN, I. M.(org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

 

REGO, A. Comprometimento afetivo dos membros organizacionais: o papel das percepções de justiça. Revista de Administração Contemporânea, v.6, n. 2, p. 209-241, maio/ago, 2002.

 

RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

 

 

RODRIGUES, M.V.C. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis: Vozes, 1994.

 

SALANCIK, G. R.; PFEFFER, J. A social information processing approach to job attitudes and job design. Administrative Science Quarterly, v.28, p.414-437, 1983.

 

SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Thompson, 2002.

 

TAMAYO, A. et al. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

 

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

WESTLEY, W. A. Problems and solutions in the quality of working life. Human Relations, v. 32, n. 2, p.11-123, 1979.

 

WERTHER, W. B.; DAVIS, K. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw, 1983.

 

 

WEISS, H.M. Desconstructing  job satisfaction: separating evaluations, beliefs and affective experiences. Human Resource Management Review. v.12, p. 173-194, 2002.

 

 

WALTON, R.E. Improving the quality of work life. Harvard Business Review, v. 52, n. 3, may-jun, 1974.

 

WAGNER III, J.A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

 

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.