Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESCALONAMENTO NO ENVELHECIMENTO E OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ESTUDO DA 13ª CRS/RS.
Carine Guterres Cardoso, Silvia Virgnia Coutinho Areosa, Miriam Cabrera Corvelo Delboni, Rosane Bernardete Brochier Kist, Deise Gabriela Frantz, Alice Raquel Piovesan, Juliana Rohde, Vanessa Monegueli Giehl

Resumo


O aumento da expectativa de vida é um fenômeno que se apresenta de forma escalonar nas esferas mundial, nacional, estadual e regional. Neste contexto, o Brasil e o Rio Grande do Sul destacam-se quanto à proporção de idosos no cenário mundial e nacional, respectivamente. Com isso, intensifica-se a necessidade de compreensão deste fenômeno e suas repercussões na sociedade, principalmente no campo da saúde. O presente estudo tem a intenção de apresentar dados referentes ao processo de envelhecimento populacional e a oferta de serviços de saúde no Brasil, Rio Grande do Sul (RS) e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A 13ª CRS localiza-se na macrorregião dos Vales/RS, sendo formada por treze municípios. As informações apresentadas são resultados da sistematização e análise de dados secundários obtidos através do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES, 2013) do Ministério da Saúde. Em 2010, o Brasil apresentou uma população de 190.755.799 habitantes, sendo 20.590.597 (10,78%) pessoas com 60 anos ou mais. A população do RS contabilizou 10.693.929 habitantes e a população idosa 1.459.597 (13,65%), sendo o estado com maior porcentagem de idosos, seguido de Rio de Janeiro (13,1%) e Minas Gerais (11,8%). A população da 13ª CRS representou 327.158 habitantes, enquanto que a população idosa foi de 46. 983 (14,36%). As informações citadas apontam para o crescente índice de envelhecimento populacional e a necessidade de se pensar em ações e serviços de saúde para a população idosa. Neste sentido, o Brasil possui 262.210 serviços de saúde, enquanto que o RS possui 20.748, sendo o quarto estado do país em maior número de oferta de serviços de saúde, somente atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O RS é o quinto estado em maior número populacional, sendo os quatro primeiros São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Neste sentido, percebe-se o descompasso entre a oferta de serviços de saúde e o número de habitantes por estado. A 13ª CRS conta com 945 serviços de saúde cadastrados no CNES, sendo que 510 estão concentrados no município de referência da região. Os dados apresentados indicam a necessidade de se pensar na ampliação e na qualificação das ações e serviços de saúde pública, já que há um aumento significativo da população idosa que poderá vir a necessitar de atendimento para o tratamento e prevenção de doenças decorrentes do processo envelhecimento.

Palavras-chave


Envelhecimento populacional; Idoso; Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Disponível em:http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Nome_Por_Estado_Municipio.asp Acesso em: 08 nov. 2013.

CENSO demográfico 2010.  Banco de Dados agregados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010ETRD.asp.  Acesso em: 10 nov. 2013.