Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA OS CIRURGIÕES DENTISTAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Janaina Rocha de Sousa Almeida, Maria Eneide Leitao de Almeida, Katia Saldanha, Davi Oliveira Bizerril

Resumo


A constituição de 1988 estabeleceu que a formação de recursos humanos para o desenvolvimento das atividades na área da saúde é uma competência do Sistema Único de Saúde(SUS). Para trabalhar no SUS com qualidade e atender as necessidades da população, é necessário ter habilidades técnicas e sensibilidade social. Isto implica na formação de profissionais capazes de prestar uma atenção integral, trabalhando em equipe e compreendendo melhor a situação dos usuários. Na perspectiva da aprendizagem significativa onde o trabalho é a base para o processo formativo, o Ministério da Saúde lançou a portaria 198 GM-MS em 2004, onde instituiu-se a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia para a formação e desenvolvimento de trabalhadores. A Odontologia tem se fortalecido ao longo dos anos, após a inserção das equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF), porém a formação de cirurgiões dentistas (CD) aptos a exercer suas atividades no SUS, tem sido negligenciada. Percebeu-se, portanto, a necessidade de promover atividades de educação permanente destinadas aos cirurgiões dentistas do município de Fortaleza-Ce. O objetivo deste trabalho e relatar a experiência de formulação e execução de um curso de atualização, através de uma metodologia descritiva. Há algum tempo os CD não participavam de nenhuma atividade de educação permanente em saúde, portanto visando ajustar as ações de saúde bucal às necessidades dos usuários foi executado o Curso de Atualização em Saúde Bucal na ESF no Município de Fortaleza. Este tinha como objetivos proporcionar uma atualização sobre o contexto da saúde bucal dentro da ESF no município de Fortaleza, bem como discutir processos de trabalho. O curso foi oferecido a todos os cirurgiões dentistas do município e sua metodologia foi baseada na problematização, proporcionando uma grande troca de experiências entre facilitadores e participantes. Através de um amplo debate tivemos como resultados a pactuação dos protocolos de encaminhamentos para a atenção secundária de saúde, servindo como um guia para melhorar o desenvolvimento do serviço odontológico, assim como a discussão de vários processos de trabalho na ESF. Recomenda-se que as ações de educação permanente em saúde sejam constantes no serviço de saúde do município de Fortaleza, contribuindo desta maneira para a formação de profissionais cada vez mais qualificados.

Palavras-chave


Educação Permanente; Sistema Único de Saúde; Odontologia

Referências


ALBUQUERQUE,V. S. et al. Aintegração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superiordos profissionais da saúde. RevistaBrasileira de Educação Médica, v.32, n.3, p.356-62, 2008.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo:IMESP,1988._____. Portaria n.198/GM/MS. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 13 fev.2004_____. Ministério da Saúde. Secretariade Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão daEducação na Saúde. Educação permanenteentra na roda: polos de educação permanente em saúde – conceitos e caminhospercorrer. 2ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.FLINKER, M.; CAETANO, J. C.; RAMOS, F.R. S. Integração “ensino-serviço” no processo de mudança na formação profissionalem Odontologia. Interface-Comunic.,Saúde, Educ. 2011.