Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES DE NUTRIÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: APRENDENDO A FAZER COM A EDUCAÇÃO
Luciana Maria Cerqueira Castro, Ana Carolina A. H Cadinha, Ana Carolina S Gonçaves, Marselly R. S. Pires, Sabrina G. Garcia, Elaine R. Soares, Flavia G. Castro, Camila M. G. Cortat

Resumo


O Programa Saúde na Escola (PSE) visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. As ações do  PSE ocorrem nos territórios das Equipes de Saúde da Família e devem estar pactuadas entre os gestores municipais de educação e de saúde e se adequarem ao projeto político-pedagógico das escolas. Dentre os seus componentes destacamos: ações de promoção da Saúde e prevenção de doenças e  Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes (Brasil,2009). Este trabalho tem por objetivos descrever as ações realizadas por graduandos de nutrição em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas, durante quatro meses, a avaliação nutricional das crianças e práticas educativas alicerçadas ao Projeto Norteador da Escola, “Descobrindo o Mundo numa Explosão de Cores”. Estas atividades foram pactuadas com a direção e visaram a promoção de saúde no âmbito da alimentação saudável. Foram avaliadas 174 (81,3%) crianças entre 3 e 7 anos incompletos, sendo que 69% delas foram diagnosticadas como eutróficas, 2,2% com magreza e 10,9% com excesso de peso/obesidade. Para a realização de práticas educativas, foi selecionada a temática “Descobrindo o mundo dos vegetais e das frutas",  e desenvolvidos jogos e brincadeiras, além de oficina de sanduiches de sucos saudáveis e salada de frutas, com alimentos oferecidos na alimentação escolar. Por fim, foi elaborado um folder informativo entregue aos pais onde também foi indicado o diagnostico nutricional de cada criança com um encaminhamento para atendimento daquelas com desvios nutricionais. Destacamos que, em todas as atividades educativas, houve participação ativa das crianças e que apenas 6 delas não experimentaram as preparações oferecidas. A atividade permitiu que os alunos tivessem a oportunidade de explorar os alimentos através dos sentidos vivenciando também sua utilização em preparações diferenciadas, o que pôde contribuir para  estimular o seu consumo.  Avaliamos positivamente a inclusão desta vivência no PSE no currículo do curso de nutrição, pois os graduandos  tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da área de educação, reinventar novas formas de ensino, estimulando a criatividade o que proporcionou um amadurecimento profissional.

Palavras-chave


promoção da saúde; alimentação; formação

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.