Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CEO CENTRO-EM BUSCA DE UMA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA DE EXCELENCIA NO SUS
Dulce Maria de Lucena Aguiar, Diogo Fontenelle

Resumo


O Centro de Estudos Wilson Dias, do CEO Centro realizou uma pesquisa com 72 cirurgiões-dentistas dos 88 que estavam em exercício efetivo no mês de agosto de 2013, excluindo-se os que estavam de licença ou férias. O questionário continha a seguinte pergunta: indique temas gerais de seu interesse, que representem uma necessidade de formação/capacitação, com vistas à oferta de atenção de saúde bucal de excelência para os usuários do SUS, pelos profissionais do CEO Centro. A iniciativa partiu depois de se observar que a formação dos profissionais do CEO girava em torno de temas voltados para as diversas especialidades. Como resultados surgiram os seguintes principais temas: Humanização da Atenção (25,34%),Trabalho em Equipe (22,11%), Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (18,43%), Acolhimento (17,51%) e Ética e Bioética em Saúde (16,58%). A diretoria do Centro de Estudos, através da diretora científica elaborou então um plano de educação permanente voltado para as necessidades apontadas. Este plano foi composto por 32 horas/aula sobre os temas tratados. O referido plano foi executado no período de outubro a dezembro de 2013, com efetiva participação dos profissionais. Acredita-se que desta forma estaremos contribuindo para a efetivação da política nacional de educação permanente em saúde, que visa atender às necessidades de formação e capacitação voltadas para melhorar a qualidade das práticas nos serviços.

Palavras-chave


educação em odontologia, recursos humanos em odontologia, odontologia

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF. 2004a. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes. acesso em 13 nov 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília, DF. 2004b.

CAMPOS, GWS. O SUS entre a tradição dos Sistemas Nacionais e o modo liberal-privado para organizar o cuidado à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, novembro 2007. Suplemento 0.

CECCIM, R.B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface- Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.9, n. 16, p.161-177, 2004/2005.