Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE (PRO-SAÚDE) EM MACAÉ: REFLEXÕES DO PET – NUTRIÇÃO
Ana Eliza Port Lourenco, Amabela de Avelar Cordeiro, Jessica da Silva Nascimento, Guilherme Alvarenga Silva, Maria Fernanda Larcher de Almeida, Márcia Maria Pires Ramalho, Carine Lima, Jane de Carlos Santanda Capelli

Resumo


Introdução: Como parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, o Pro-Saúde visa reorientara formação de profissionais, favorecen­do mudanças curriculares que fortaleçam a integração entre instituições de ensino e serviço público de saúde, com vistas à consolidação do SUS. A implementação do Pro­-saúde pelos grupos PET (Programa de Educação para o Trabalho) constitui a base para novas diretrizes curriculares como parte de um processo dinâmico e coletivo de avaliação e aprimoramento. Objetivos: Identificar potencialidades e limitações do Pro-Saúde por meio de reflexões de um grupo PET do Campus UFRJ-Macaé. Método: Em2012 o Campus UFRJ–Macaé inseriu-se no Pro-Saúde, constituindo quatro grupos PET, com alunos e professores dos cursos de graduação em Nutrição, Enfermagem, Medicina e Farmácia. Em abril de 2013 a Comissão de Gestão e Acompanhamento Local do Pro-Saúde/Macaé realizou uma oficina de avaliação do Programa. Cada grupo PET buscou identificar percepções dos atores (alunos, preceptores e tutores) sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa. No PET-Nutrição, que tem como tema "promoção da alimentação saudável e prevenção de DCNTs”, foi solicitado a cada ator que escrevesse sobre sua experiência no grupo, seguindo um roteiro para produção de narrativas. Essas foram analisadas em caráter preliminar, buscando identificar aspectos positivos e negativos do Programa. Resultados: O PET-Nutrição analisou narrativas de seus 15 alunos, seis preceptores e seis docentes. Como aspectos positivos os preceptores destacaram o estímulo à atualização e crescimento profissional; e a aproximação entre serviço-universidade mediada pela convivência entre os atores. Os alunos destacaram a aproximação com a prática profissional e a troca de saberes com os profissionais da rede. Como aspectos negativos foram citados: despreparo da rede para receber as ações dos projetos; dificuldade de infraestrutura física e de agenda para realizar atividades de trabalho em equipe; dificuldade em gerenciar as tarefas do projeto e as do currículo formal; sensação de incapacidade de modificar a realidade observada; e a falta de conhecimento sobre o impacto do projeto para o serviço e comunidade. Conclusão: Os resultados destacam a relevância do Programa para a formação profissional qualificada e continuada. Os aspectos de ordem prática e logística dificultadores das ações podem nortear melhoramentos para maior efetividade do Programa.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Educação Superior

Referências


BRASIL.Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde -Pro-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília,DF: Ministério da Saúde, 2007. 86p. (Série C. Programas e Relatórios).