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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PERFIL NUTRICIONAL: AÇÕES DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIAS PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS
Resumo
Esta proposta apresenta-se como resultado de uma atividade acadêmica realizada pela turma de enfermagem do 3º ano da Universidade do Estado do Pará/Campus de Santarém. Caracterizou-se por uma ação de educação em saúde com estimada relevância, visto que a prática educativa possibilita uma proposta de medidas preventivas e curativas, visando a obtenção da saúde e o enfrentamento das doenças, além da construção social da saúde e do bem estar. As literaturas descrevem que milhões de crianças menores de 5 anos ainda morrem vítimas de doenças preveníeis e que as intervenções comunitárias que enfatizam cuidados primários de saúde tem sido apontadas como uma das soluções para superar este problema (NEUMANN, 1999). O público alvo dessa atividade foram 103 escolares na faixa etária de 02 a 05 anos de idade atendidos por duas creches públicas do Município de Santarém-Pa. As atividades desenvolvidas tiveram como foco, a máxima compreensão dos assuntos por parte das escolares a respeito dos temas abordados, higiene corporal e alimentação saudável, e analisar o perfil nutricional considerando as variáveis “Peso/Idade e Altura/Idade”, (avaliados segundo os padrões estipulados pelo Ministério da Saúde que se encontram na Caderneta de Saúde da Criança). Os resultados foram agrupados em dois eixos (maiores e menores de 05 anos) para melhor compreensão dos dados obtidos. A análise aponta que para o parâmetro Peso/Idade, a maioria dos escolares (< 5 anos: 87% e >5 anos: 92%) apresentou peso adequado. Em relação à Altura/Idade, também prevaleceu um padrão de normalidade (< 5 anos: 89% e > 5 anos: 84%). Embora os dados demonstrem um perfil adequado, chama-se atenção para as crianças que apresentaram desvios em relação ao padrão, pois necessitam de uma atenção redobrada no estado nutricional, assim como em outros aspectos externos que podem está interferindo no ganho ponderal adequado. Com base na avaliação dos resultados, houve uma abordagem direcionada à esses escolares, onde os pais, responsáveis e profissionais das creches foram informados quanto tais déficits, receberam orientações específicas quanto a importância da nutrição, higiene e vacinação, tendo em vista que esses são temas importantes para a criança crescer e se desenvolver de forma adequada. Diante disso, percebe-se a relevância da comunidade acadêmica estar exercendo o tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, contribuindo para o melhoramento de comportamentos relacionados à saúde, principalmente a de escolares.
Palavras-chave
educação; crianças; nutrição