Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MULTIPLICIDADES DO CUIDADO UMA PESQUISA INTERFERÊNCIA NA REDE DE SAÚDE MENTAL DE VOLTA REDONDA
Ana Abrahão

Resumo


Este trabalho está vinculado à investigação ocorrida entre os anos de 2011 e 2012, em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, sobre a problemática do acesso e barreira nas redes de cuidado em saúde mental. Uma pesquisa organizada pela Linha Micropolítica do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que teve apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), aprovada CAAE 0016.0.249.000-11. Neste estudo, a proposta é apresentar alguns dos resultados desse trabalho coletivo, especificamente aquele que diz respeito ao modo de produção de conhecimento que auxilia na aproximação da dinâmica dos microprocessos do cuidado. Para tanto, construímos uma “Pesquisa Interferência” uma forma de produção de intercessão, de desvios no campo, no processo de trabalho da equipe cuidadora. (SCHIFFLER e ABRAHÃO, 2013). Em que os efeitos desta Interferência extrapolaram, vazaram a intencionalidade do estudo, havendo repercussão em outros equipamentos da rede, para além daquele em que fazíamos a pesquisa. (MERHY, 2013). O debate foi sendo ampliado e as discussões fazendo parte da rede. A pesquisa foi-se tornando uma potente ferramenta produtora de acesso, de vida, não só no caso em destaque, mas avançando para o complexo da rede de cuidado. Como resultado da investigação, um conjunto de fatos, acontecimentos se reeditavam em ato sobre o usuário no seu caminhar pela vida, acompanhando a dinâmica do seu nomadismo, permitindo que à medida que avançávamos nas repetições, fossemos nos surpreendendo com aquela usuária antes denominada como violenta. Este processo produziu diferenças na produção do cuidado, permitindo requalificar o cuidado produzido pela equipe. Esse movimento favoreceu colocar a equipe em análise, interferindo na micropolítica do processo de trabalho e nos microprocessos de cuidar. Incluindo elementos de quem demanda cuidado e interfere em ato sobre o trabalho vivo, ampliando espaços para a produção de novos acontecimentos.

Palavras-chave


Rede de Atenção à Saúde; Processo de Trabalho, Micropolotica, Cuidado em Saúde

Referências


Schiffler, Ângela Carla Da Rocha; Abrahão, Ana Lúcia. Interferindo Nos Microprocessos de Cuidar em Saúde Mental. Mimeo, 2013.

 

Merhy, Emerson. Áudio, Seminário da Pesquisa Acessibilidade na atenção a crise nas redes substitutivas de cuidado em saúde mental no estado do Rio de Janeiro, do edital Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde (PP-SUS) – 2010/FAPERJ. Outubro de 2013, IBUP/UFRJ