Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONFERÊNCIA SIMULADA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE PÔS UM MOVIMENTO DE VIDA NA SALA DE AULA SOBRE O SUS
Lucas Henrique Pereira de Oliveira, Tarciana Mesquita Cabral Barreto, Erlane Brunno Cunha Ferreira, Barbara Hellen Bastos da Costa, Beatriz Garcia Ferreira de Souza, Laene Máximo Pinho, Talita Gomes Lopes, Rayssa Rannyelle Santos da Silva, Shandy Cardoso de Sousa, Thaís Maria Frota Silva, Larissa da Silva Nobre, Pedro Lucas de Souza Barroso, Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira

Resumo


Caracterização do problema: Os conselhos e conferências de saúde representam um espaço ideal para a construção, internalização e socialização política dessa área, pois permitem ao indivíduo e ao coletivo reafirmarem os seus direitos civis, políticos e sociais. As conferências acontecem por meio de diálogos limpos que favoreçam a troca de informações e conhecimento entre a área da saúde e os órgãos do Estado. Diante do reconhecimento dos vários avanços e aspectos favoráveis observados na área da saúde, tem-se visto que diferentes problemáticas podem ser discutidas e analisadas sobre várias perspectivas e interesses para buscar soluções eficientes para o futuro. Descrição da experiência: Apesar de terem grande importância, as conferências são desconhecidas ou mal entendidas pela população. Baseados nesse fato, organizou-se uma simulação de uma Conferência Nacional de Saúde entre acadêmicos de medicina do primeiro semestre, objetivando-se despertar o interesse e avaliar o conhecimento dos estudantes por eventos do gênero e induzi-los a observar como se constrói o conhecimento e as práticas de saúde. A simulação da conferência municipal de saúde foi realizada por um grupo de alunos participantes, dentre eles expositores, expondo as situações problemas de maneira clara e objetiva; propositores, proporcionando oferta de soluções para os pontos expostos; delegados, selecionando uma solução mais apropriada e factível para o consenso; e mediadores, orientando e conduzindo o processo, além do grupo dos observadores que acompanharam o movimento. Os temas expostos foram Violência; Nova família; O Médico e a Saúde Pública; e Metodologias do Ensino de Medicina. Efeitos alcançados: A forma de abordagem dos temas mostrou-se eficiente, pois houve grande interesse dos alunos em participar dos debates e propor soluções para os problemas explanados durante a simulação.Recomendações: Visto que é notável o conhecimento adquirido através da atividade proposta e sua importância para a sociedade, tornam-se imprescindíveis a divulgação e mobilização para as conferências, pois ensinam sobre escutar, compreender, analisar, dialogar, discernir e, sobretudo escolher o que pode representar o bem coletivo. Assim, tal proposta poderia ser incorporada aos cursos de formação, como forma de promover o entendimento da importância das conferências para uma possível futura participação.

Palavras-chave


Práticas de saúde; Conferências de saúde; Metodologias do Ensino de Medicina

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Coletânea de Normas para o controle social no Sistema Único de Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. A Construção do SUS: histórias da reforma sanitária e do processo participativo. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.

 

CORTES, Soraya Maria Vargas.Construindo a possibilidade da participação dos usuários: conselhos e conferências no Sistema Único de Saúde. Sociologias [online].Porto Alegre nº 7, p. 18-4, jan/jun.2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 6 novembro. 2013.