Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FATORES DE RISCO PARA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES: UM ENFOQUE NOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO
Ires Lopes Lopes Custã³dio, Francisca Elisângela Teixeira Teixeira Lima, Paulo César César Almeida, Islene Victor Victor, Albertina Aguiar Aguiar Brilhante, Luiza Marques Marques Cavalcante, José Adilson Mendes Mendes Martins, Paulo Henrique Rebouças Rebouças Martins

Resumo


Caracterização do problema: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir da portaria nº 1.823 de 23 de agosto de 2012 instituiu como competência do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução das ações de saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e proteção á saúde dos trabalhadores. Nessa perspectiva, foram instituídos programas de prevenção e controle, para a segurança e saúde dos trabalhadores, no ambiente de trabalho. Dentre eles, pode-se citar o PCMSO que é o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, no qual inclui o acompanhamento rigoroso dos trabalhadores através do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e realização de estratégias educativas incentivando a adesão de estilo de vida saudável. Descrição da experiência: Assim, a partir deste relato de experiência, realizado por equipe de saúde especializada em prestar assistência aos trabalhadores de um hospital público terciário, localizado em Fortaleza-Ceará-Brasil, pode-se identificar os fatores de risco para a ocorrência das doenças cardiovasculares dos trabalhadores efetivos da instituição, que compareceram ao ASO, no período de janeiro a julho de 2013. Efeitos alcançados: Deste modo, foram realizados o ASO de 98 trabalhadores da referida instituição e foram alcançados os seguintes resultados: quanto ao perfil, observamos que 82 trabalhadores eram do sexo feminino, com média de idade de 42 anos, 65 participantes eram casados e 48 tinham o ensino médio completo em seu nível de escolaridade. Quanto aos resultados da análise dos fatores de risco que contribuíam para o acontecimento de doenças cardiovasculares, verificamos a ocorrência dos seguintes fatores: três trabalhadores afirmaram ser fumante, 75 eram sedentários, pois não praticavam nenhuma atividade física, 57 alimentavam-se inadequadamente, 55 tinham história de doenças cardiovasculares na família, 18 trabalhadores asseguraram ser portadores de hipertensão arterial e oito de Diabetes Mellitus, 16 apresentaram o colesterol elevado no exame de sangue e 12 triglicerídeos alterados. Recomendações: Este estudo reflete a importância em identificar os fatores de riscos para as doenças cardiovasculares nos trabalhadores, pois além de prevenir os fatores de risco associados aos agravos, podem reduzir a prevalência e mortalidade dessas doenças. Portanto, faz-se necessário intensificar, políticas de proteção, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores, através de educação em saúde permanente.

Palavras-chave


trabalhadores; Doenças cardiovasculares; Educação em saúde.

Referências


BRASIL. Ministério do Trabalho. Dispõe sobre Normas regulamentadoras – NR-1 a 33. In: Manual de legislação atlas segurança e medicina do trabalho: Norma Regulamentadora - NR-4 -Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, Lei no  6514, de 22/12/77. São Paulo: Atlas S.A.; 2007. p. 17-49.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Brasília/DF, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília/DF, 2006.

MAGALHÃES, F. J.; CUSTÓDIO, I. L.; LIMA, F. E. T.; MENDONÇA, L. B. A.; OLIVEIRA, S. C.; LIMA, M. M. R. Fatores de risco para doenças cardiovasculares presentes e trabalhadores de um hospital público de fortaleza referência em cardiologia. Anais do 16 SENPE. Campo Grande/MS. 2011.http://www.abeneventos.com.br/16senpe/senpe-trabalhos/files/0243.pdf