Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
LINGUAGEM: CONCEITO FERRAMENTA DAS TECNOLOGIAS LEVES PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO
Monica Rocha

Resumo


Introdução: Um duplo atravessamento opera na produção do cuidado em saúde, entre aquele que demanda o cuidado e aquele que cuida. Não se trata de pensar um e o outro, mas o duplo em agenciamento constante, em relação. Portanto o relacional é condição do trabalho em saúde. O processo de trabalho em saúde se desenvolve a partir de um conjunto de tecnologias- duras, leves – duras e leves, as quais são o produto de um trabalho vivo.A operacionalidade das tecnologias leves decorre do trabalho vivo em ato, que ao operar no corpo, nos afetos, na linguagem e no plano do sentido revela sua imaterialidade. É nesse sentido que, na produção do cuidado, o tema da linguagem será o mote desse projeto. O encontro produzido no trabalho vivo em ato; o devir criança; as afecções no corpo e do corpo, as produções linguageiras, todos esses componentes os quais, hoje, podemos nomeá-los de tecnologias leves na produção do cuidado em saúde, é o que interessa na formulação desse projeto. Objetivo: Descrever um conceito ferramenta de linguagem para a valise das tecnologias leves na produção do cuidado em saúde. Método: A produção de cuidado em saúde é realizada no seio da relação interacional, entre o usuário e o profissional de saúde, portando o relacional é a condição a priore do seu advento. Então, o método não será aquele ao modo da ciência moderna, o qual se serve, por sua natureza, de vetores quantificáveis, equacionais, cujo objetivo almejado é o de desvelar a exatidão da ocorrência do fenômeno estudado graças a um quadro conceitual de categorias abstratas que o revela. Trabalhar com objeto de estudo tal como foi descrito nesse projeto, requer do pesquisador envolvido no estudo, na condição de quem atribui subjetividade ao objeto. Portanto, o método desse estudo terá que considerar que a condição do pesquisador/cuidador em analise em ato e, no ato da pesquisa é parte integrante do problema da pesquisa. O método a será o exercício cartográfico da rede afetivas traçadas no encontro para a produção do cuidado. Resultados: Os resultados ora apresentados são resultados parciais, pois se trata de um projeto de pesquisa ainda em andamento.  Eles serão apresentados em dois eixos, a saber: um primeiro conceitual com a apresentação de um quadro de referencias dos principais conceitos de linguagem; o segundo será apresentado no formato de uma vinheta com análise da narrativa.

Palavras-chave


linguagem; cuidado; clinica

Referências


DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

_____________ O que dizem as crianças ln: Crítica e clínica. São Paulo, Editora 34, 1997.p.73-79.

_____________.Louis Wolfson, ou o procedimento. In: ______. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.p.17-30.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Como criar para si um corpo sem órgãos. In: ______.  Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 3, p. 9-29.

DELEUZE,G. e GUATTARI, F. O que é filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34,1992.

________________________ Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

________________________ Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

________________________ Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol5. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G.; PARNET,C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

GUATTARI, F. Caosmose, um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora

34, 1992.203p.

GUATTARI,F.;ROLNI,S. Micropolítica. Cartografia do Desejo. 4 ed Petrópolis:Vozes,1996.

KOHAN, W.O. Linguagem, natureza e cultura. In: II FORUN DE LINGUAGEM: LINGUAGEM, NATUREZA E CULTURA, 2006, Rio de Janeiro, Forum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anais. Disponível em <http://www.forumdelinguagem.com.br>. Acesso em: 3 agosto 2010.

 

MERHY, E.E. Saúde: cartografia do trabalho vivo em ato. HUCITEC, São Paulo, 2007.

MERHY, E.E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E.E., ONOCKO, R. (orgs.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 2007- a. 71-113.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. O que pode a clínica? A posição de um problema e de um paradoxo. In:FONSECA,T.M.G.;ENGELMSN,S.(Orgs.). Corpo, arte e clínica. Porto Alegre:Editora UFRGS, 2004. p. 275-286.

ROCHA, M. A Especificidade da Psicomotricidade: a busca de um modelo. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.

ROCHA, M. A pertinência do paradigma da complexidade no campo psicomotor. In: FERREIRA,C.A. de; THOMPSON R.; MOUSONHO,R.;(orgs) 2002.p. 35-39. Psicomotricidade Clinica. São Paulo: Lovise.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2007, 247p.