Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO FAMÍLIA
Geraldo Stocco

Resumo


Muitas famílias em situação de vulnerabilidades sociais, ou distantes da Unidade de Saúde e até mesmo com pessoas acamadas não têm condições de procurar recursos para tratamento de suas doenças. Procuram o serviço somente em casos extremos de risco ou dor de dente porque não conhecem todo o serviço que é oferecido na estratégia saúde da família (ESF). A Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Unidade de Saúde da Família (USF) Felix Viana em Ponta Grossa, no Paraná, realiza Visitas Domiciliares não só para pessoas acamadas ou sem condições de se locomoverem até a USF, mas também famílias que durante o tratamento odontológico se observe algum fato estranho que mereça ser investigado, não só da ordem odontológica como também geral. A Agente Comunitária de Saúde (ACS) em sua micro área pode observar este tipo de risco social e comunicar a Equipe de Saúde Bucal para uma Visita Domiciliar. Durante a VD realizamos exame clínico de todos os membros da família e com o preenchimento da ficha clínica pode ser  diagnosticado alguns fatos como, por exemplo, de drogadição, hipertensão, diabetes, etc.Com estes dados, reunimos a equipe toda e estudamos o caso da família para um atendimento multiprofissional de todos os membros. Realizamos as VD durante um mês e no outro mês já agendamos a família para inicio do tratamento. Quando a família chega para o atendimento, também se pode agendar consulta médica para aquela pessoa, normalmente o homem, que nunca foi ao médico, muito menos no dentista. E assim toda família é atendida e se iniciam as informações de tratamento educativo, preventivo e curativo. Em 2010, durante cinco meses foram atendidas 15 famílias, totalizando 57 usuários do SUS, e virou rotina este tipo de acompanhamento nas Visitas Domiciliares da ESB. Este trabalho melhorou o acesso e o acolhimento da comunidade na unidade de saúde, causou impacto na saúde da família e com o trabalho multiprofissional a equipe superou suas metas e expectativas. Geraldo Stocco.

Palavras-chave


Visita Domiciliar; Programa Saúde da Família; Ministério da Saúde

Referências


1 - GIACOMOZZI, C. M.; LACERDA, M.R. – A Prática da Assistência Domiciliar dos Profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Florianópolis: Texto Contexto Enferm, 2006 Out-Dez; 15(4): 645-53. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a13.pdf> Acesso em: 10 de dezembro de 2013.

2 - Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

3 - Brasil. Ministério da Saúde. Guia Prático do Programa Saúde da Família Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

4 – GAIVA; M.A.M.; VALERIA; C.A.S. – A Prática da Visita Domiciliária pelos Profissionais da Estratégia Saúde da Família. Maringá: Cienc Cuid Saude 2011; 10(4):697-704. Disponível em: < <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/18313/pdf> Acesso em: 10 de dezembro de 2013.

5 -