Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO E A DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Patrícia Rodrigues da Rocha, Helena Maria Scherlowski Leal David

Resumo


A enfermagem do trabalho é definida como uma prática especializada que providencia e presta serviços de saúde a trabalhadores e populações ativas, visando à prevenção de doenças ocupacionais e melhoria das condições de segurança e higiene dos ambientes de trabalho. Percebe-se que ainda há uma influência do modelo biomédico nos currículos dos cursos de saúde, que focaliza o caráter biológico do processo saúde-doença. Este enfoque positivista limita a visão social do processo saúde-doença, acarretando, muitas vezes, uma formação tecnicista e intervencionista. Contudo, diversas pesquisas realizadas ratificam a influência do fator social no processo saúde-doença, como as pesquisas conduzidas por Laurell (1982) na América e na Europa sobre a determinação social da saúde. Questionou-se, portanto, em que medida a Enfermagem do Trabalho tende a reproduzir as suas práticas com base no modelo biomédico de saúde, cujas características remetem à primazia da compreensão da determinação biológica do processo saúde-doença, optando pelas formas de intervenção de caráter tecnicista, aqui entendidas a partir da incorporação acrítica de técnicas e processos (DAVID et al., 2009). Delineou-se como objetivo geral do estudo: Analisar a formação do Enfermeiro do Trabalho (ET), tomando como referência a abordagem da determinação social da saúde. Constitui-se um projeto de doutorado de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em 06 cursos lato sensu de Enfermagem do Trabalho de instituições privadas e públicas da Cidade do Rio de Janeiro. Para coleta de dados será utilizado um formulário (informações do projeto político-pedagógico dos cursos e das monografias dos últimos 03 anos), também será realizada uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores e alunos desses cursos. A análise de dados se apoiará no método de análise de conteúdo de Bardin (2011), uma vez que se trata de “[...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações”, objetivando o enriquecimento da leitura, isto é, procura demonstrar se a leitura da mensagem é válida e generalizável, e se uma leitura atenta poderá desvelar conteúdos e estruturas que confirmam o que se deseja demonstrar. Tendo em vista as escassas pesquisas acerca da formação do ET, almeja-se contribuir discutindo a sua formação e as influências do contexto social na conformação dos currículos e na sua prática social, propondo elementos que visem subsidiar reformas curriculares. Assim, o ET não deve apenas olhar para o trabalhador e seu ambiente de trabalho, mas focar na integralidade dos diversos fatores sociais envolvidos.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Enfermagem do Trabalho; Saúde Pública

Referências


LAURELL, A.C. A saúde-doença como processo social. Rev Latinoamericana de Salud, México, v. 2, 1982, p. 7-25. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/23089490/574657748/name/saudedoenca.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2012.

DAVID, H.M.S.L et al. Organização do trabalho de enfermagem na Atenção Básica: uma questão para a saúde do trabalhador. Texto Contexto Enferm., v. 18, n. 2, p. 206-214, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3ª reimp. da 1ª edição de 2011. São Paulo: Edições 70, 2011.