Resumo
Caracterização do problema: O estudo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente no currículo acadêmico de diversos cursos de medicina advindo da sua importância na formação de profissionais da saúde.Devido à natureza do tema,a sua forma de abordagem é diversificada,o que torna necessário a busca por métodos cada vez mais eficazes e atrativos. Diante disso,o Centro Universitário Unichristus,em Fortaleza,inseriu,no cronograma de aulas convencionais, sessões de tutoria como uma proposta de aproximar a anterior forma de ensino convencional à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).Descrição da esperiência: A experiência foi realizada em salas de aula contendo 15 alunos,diferente do que ocorre no ABP que contem em média 10 alunos,e um tutor,responsável pelo direcionamento do grupo durante a tutoria.No primeiro encontro é apresentado um problema baseado nos temas dados em sala de aula como processo saúde e doença.Após a leitura do caso,o grupo levanta hipóteses acerca do problema buscando solucioná-lo.Com isso,são formulados os objetivos de estudos que levam a busca ativa dos conhecimentos e a elaboração de um mapa conceitual,que ajudará na assimilação de informações e na promoção do conhecimento.Após o primeiro encontro,os alunos são dirigidos a unidades de saúde de atenção primária,a fim de aproximá-los dos problemas do caso e permitir sua análise mais ampliada e contextualizada.No segundo encontro ocorre a entrega do mapa e o relato da experiência vivida na unidade relacionando-a com os objetivos propostos.Efeitos alcançados:Os alunos julgaram que essa nova estratégia apresenta aspectos vantajosos.A visita as UAPS proporciona um maior conhecimento sobre o real funcionamento das referidas unidades e suas disparidades com relação às diretrizes do SUS,além de motivar a proposição de medidas de intervenção pelos alunos,que mesmo em sua inexperiência já despertam suas vocações prescritivas, com acerto.Contudo,existem divergências entre o método aplicado e o preconizado pelo ABP o que gera prejuízos para os estudantes.Recomendações:Para um melhor delineamento do método recomenda-se a diminuição no número de alunos,tendo em vista que um pequeno grupo facilita a criação de condições favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem.Além disso,sugere-se que o método de problematização seja mais contributivo para esse tipo de situação pois busca inserir o indivíduo na realidade em que vive e,principalmente,o protagonismo individual e do grupo.