Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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Ensinar sobre o SUS exige movimento e experimentação com criatividade e delicadeza.
Lucas Henrique Pereira de Oliveira, Tarciana Mesquita Cabral Barreto, Erlane Brunno Cunha Ferreira, Barbara Hellen Bastos da Costa, Beatriz Garcia Ferreira de Souza, Laene Máximo Pinho, Talita Gomes Lopes, Rayssa Rannyelle Santos da Silva, Shandy Cardoso de Sousa, Thaís Maria Frota Silva, Larissa da Silva Nobre, Pedro Lucas de Souza Barroso, Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira

Resumo


Caracterização do problema: O estudo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente no currículo acadêmico de diversos cursos de medicina advindo da sua importância na formação de profissionais da saúde.Devido à natureza do tema,a sua forma de abordagem é diversificada,o que torna necessário a busca por métodos cada vez mais eficazes e atrativos. Diante disso,o Centro Universitário Unichristus,em Fortaleza,inseriu,no cronograma de aulas convencionais, sessões de tutoria como uma proposta de aproximar a anterior forma de ensino convencional à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).Descrição da esperiência: A experiência foi realizada em salas de aula contendo 15 alunos,diferente do que ocorre no ABP que contem em média 10 alunos,e um tutor,responsável pelo direcionamento do grupo durante a tutoria.No primeiro encontro é apresentado um problema baseado nos temas dados em sala de aula como processo saúde e doença.Após a leitura do caso,o grupo levanta hipóteses acerca do problema buscando solucioná-lo.Com isso,são formulados os objetivos de estudos que levam a busca ativa dos conhecimentos e a elaboração de um mapa conceitual,que ajudará na assimilação de informações e na promoção do conhecimento.Após o primeiro encontro,os alunos são dirigidos a unidades de saúde de atenção primária,a fim de aproximá-los dos problemas do caso e permitir  sua análise mais ampliada e contextualizada.No segundo encontro ocorre a entrega do mapa e o relato da experiência vivida na unidade relacionando-a com os objetivos propostos.Efeitos alcançados:Os alunos julgaram que essa nova estratégia apresenta aspectos vantajosos.A visita as UAPS proporciona um maior conhecimento sobre o real funcionamento das referidas unidades e suas disparidades com relação às diretrizes do SUS,além de motivar a proposição de medidas de intervenção pelos alunos,que mesmo em sua inexperiência já despertam suas vocações prescritivas, com acerto.Contudo,existem divergências entre o método aplicado e o preconizado pelo ABP o que gera prejuízos para os estudantes.Recomendações:Para um melhor delineamento do método recomenda-se a diminuição no número de alunos,tendo em vista que um pequeno grupo facilita a criação de condições favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem.Além disso,sugere-se que o método de problematização seja mais contributivo para esse tipo de situação pois busca inserir o indivíduo na realidade em que vive e,principalmente,o protagonismo individual e do grupo.