Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE E CIDADANIA (SACI): A VISÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM
Jessica Martinelli Martins de Assis, Anielle do Nascimento Jacome, Marilia Savana da Costa Lima, Katia Regina Barros Ribeiro

Resumo


A disciplina Saúde e Cidadania (SACI) é oferecida para os alunos Centro de Ciências da Saúde (CCS) e integra ações de pesquisa, ensino e extensão. Tem como propósito a reflexão sobre problemas de saúde e sociais vividos em cada bairro e que por muitas vezes são também pertencentes a sociedade brasileira, além de aproximar o aluno das atividades de atenção à saúde. Por meio de um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar busca-se a consignação da educação, saúde e cidadania, contribuindo para que os alunos tenham um novo olhar para a comunidade, assim como um maior conhecimento sobre a dinâmica do SUS e do processo saúde-doença. Descrição da experiência: Relato de experiência de uma discente do 1º período do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal, com o propósito de relatar a dinâmica e o aprendizado que a disciplina pode oferecer. A disciplina acontecia nas manhãs de quinta-feira, no período compreendido entre agosto a dezembro de 2010 com discentes dos cursos da Área da Saúde da UFRN, incentivados por docente e tutores que se reuniam em uma Unidade de Saúde da Família no distrito oeste do município de Natal/RN, com a finalidade de discutir textos com o grupo, promover o reconhecimento da área próxima a USF e por meio desses identificar e selecionar problemas de saúde para serem trabalhados pela equipe. Diante dos problemas observados, algumas reflexões foram provocadas e, ao final da disciplina, o grupo realizou a reforma de uma parte da USF, como meio de uma intervenção na comunidade. Além disso, cada aluno entregou ao docente seus portfólios referentes a cada dia que a disciplina foi oferecida. Efeitos alcançados: Sem dúvidas o SACI é de fundamental importância para o desenvolvimento do profissional crítico e reflexivo na área da saúde, pois permite o primeiro contato dos discentes com a realidade na qual eles irão se inserir ao final de sua formação, no que diz respeito ao trabalho em equipe multidisciplinar e ao contato com os pacientes. Recomendações: Tendo em vista que a enfermagem busca sempre a efetividade do trabalho em equipe, o contato com tal disciplina torna-se bastante proveitoso para o desenvolvimento desse olhar crítico do profissional. Além disso, a busca ativa dos problemas debatidos por todo o grupo puderam proporcionar um melhor atendimento naquela região e minimizar as angústias e tabus evidenciados pelos pacientes para com o serviço público de saúde.

Palavras-chave


enfermagem;SUS;saúde

Referências


  1. Peduzzi M. Trabalho em equipe. In Ferlla, A.A.; Filho, D.L.L.; Rodrigues, J. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro, 2006. p. 271-277
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  3. Stotz EM, David HMSL, Un JAW. Educação popular e saúde – trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Revista APS. 2005 Jan-Jun; v.8: 49-60. Disponível em: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/EducacaoPopular.pdf