Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIAS NO CAMPO: TEORIA, PRÁTICA E CRÍTICAS NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO.
Luiz Araújo Montenegro, Flávio Ramos

Resumo


Caracterização do problema O conteúdo programado da disciplina de Trabalho de campo supervisionado dois (TCS 2), durante o segundo ano do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense, traz para seus alunos desafios no tocante ao território e ao processo de trabalho de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As atividades visam à contextualização das teorias discutidas na disciplina, levando a reflexões do cuidar em saúde frente ao dinamismo social dos usuários e estrutural da UBS. Descrição da experiência As Visitas Domiciliares (VDs), as observações nos procedimentos das pré-consultas e nas consultas com o médico da unidade e a formação de grupos para realização de palestras para a comunidade sobre vários temas foram imprescindíveis no diagnóstico situacional, em que se consideraram fatores determinantes e condicionantes de morbidade e mortalidade, individuais e familiares presentes no território. Efeitos alcançados Coletivamente foram observados no território baixas condições de saneamento básico, com presença de lixo e esgoto a céu aberto; problemas quanto à garantia da acessibilidade aos serviços de saúde, em função do relevo acidentado, ou dos prejuízos causados pela presença de narcotráfico. Chamou atenção o quantitativo de pacientes acometidos por hepatite e tuberculose, adolescentes com histórico de gravidez não planejada; portadores de necessidades especiais físicas ou mentais, com VDs, muitas vezes aquém do ideal. A compreensão desses aspectos é apontada pelos alunos como essencial para sua formação médica, desvelando as complexidades no agir em saúde, tanto de forma coletiva quanto individual. Recomendações Tal aprendizado, nos primeiros anos da graduação na área de saúde, é tido como fundamental no desenvolvimento e estabelecimento de habilidades e competências essências aos mesmos com futuros profissionais de saúde. As VDs, como instrumentos pedagógicos práticos, possibilitam os vínculos alunos/equipe/usuários. A experiência permitiu a integração prática-teórica que deve ser encorajada como recurso de aprendizagem, pois possibilitou a compreensão do conteúdo teórico em uma nova perspectiva. Ademais, as atividades evidenciam críticas no agir e no planejamento em saúde. É preciso desenvolver ações curriculares que abranjam a atenção assistencial, curativa e educativa dos usuários e que se mostrem adequadas de acordo com as especificidades de cada indivíduo ou família, instrumentalizando os alunos às situações particulares do território.

Palavras-chave


Aprendizado; Território; Trabalho